ADPF publica editais de convocação das Eleições 2021

21 de junho de 2021 16:10

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) publicou, nesta segunda-feira (21), os editais de convocação das Eleições 2021. A Mesa Eleitoral já foi instituída para conduzir o processo eleitoral marcado para ocorrer em 13 de outubro.

Serão escolhidos os integrantes da Diretoria Executiva, dos Conselhos Fiscal e de Ética e das Diretorias Regionais. Os eleitos serão empossados para um mandato de dois anos, a contar de dezembro de 2021 a dezembro de 2023.

Eleitores

O pleito adotará o sistema de voto direto eletrônico ou por via postal, secreto e pessoal, não sendo admitido voto por procuração ou representação. Poderão votar todos os associados da ADPF que estiverem em pleno gozo de seus direitos sociais.

A relação provisória dos eleitores aptos a votar será publicada até o dia 1º de julho na área restrita do site da ADPF. Os associados que não constarem na referida relação poderão recorrer até o dia 19 de julho.

Os associados terão até 2 de agosto para alterar seus dados cadastrais para fins de recebimento de correspondência da Mesa Eleitoral e definição da Diretoria Regional a qual irá votar. A relação definitiva de aptos a votar será publicada até 5 de agosto.

Chapas

Poderão concorrer aos cargos da ADPF todos os associados habilitados a votar, desde que cumpram as exigências para o cargo para o qual desejam concorrer; estejam em pleno gozo de seus direitos sociais; não estejam em atraso com as mensalidades ou contribuições, entre outros critérios de inelegibilidade. Não haverá candidatura avulsa.

O prazo para apresentar o requerimento de registro das chapas se encerra às 18h do dia 2 de agosto. Os candidatos aos cargos da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da ADPF deverão ser residentes e domiciliados no Distrito Federal.

Mesa Eleitoral e comissões eleitorais

Estabelece o edital que a Mesa Eleitoral é o órgão supervisor e coordenador das eleições e, também, a última instância recursal. Ela funciona com cinco membros na sede nacional, em Brasília, e atende pelos seguintes contatos: 0800-9407069 ou (61) 3221-7058, fax (61) 3221-7065 e e-mail mesa2021@adpf.org.br.

Cada Diretoria Regional terá sua comissão eleitoral – formada por três associados – para providenciar a respectiva eleição. Os integrantes serão designados por ato da Mesa Eleitoral. Os diretores regionais têm até 28 de junho para indicar os integrantes da comissão.

A Comissão Eleitoral para Diretoria Regional do Distrito Federal acumulará a função de Comissão Eleitoral para a Diretoria Executiva e para os Conselhos Fiscal e de Ética da ADPF. Cada Comissão Eleitoral deve ser instalada até o dia anterior do início do registro de chapas.

Voto postal

O associado que optar pela modalidade de voto por via postal tem até o dia 13 de agosto para enviar um requerimento assinado diretamente à mesa eleitoral, ou para o endereço eletrônico votopostal2021@adpf.org.br. O eleitor que participar do pleito por via postal não poderá realizar outra modalidade de votação.

Confira os editais de convocação:

Edital de convocação das Eleições ADPF 2021

Edital de convocação das eleições ADPF-Sindical 2021

Clique aqui e acompanhe tudo sobre as Eleições 2021 da ADPF