3º Simpósio Internacional de Segurança – 19 a 21 de outubro de 2020.

30 de setembro de 2020 16:00

A 3ª edição do Simpósio Internacional de Segurança, organizado pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal – ADPF, será realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2020, pela primeira vez em formato online, com o intuito de debater a utilização da tecnologia e inovação no aperfeiçoamento do combate à criminalidade.

Sob o tema “As Inovações Tecnológicas no Combate à Criminalidade”, o evento reunirá especialistas em segurança pública, empresários do setor e representantes de instituições policiais e de entidades congêneres.

Haverá uma exposição, por meio da participação de empresas nacionais e internacionais com atuação nesse setor.

O evento conta com organização da Necta e será realizado no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil.

O Simpósio

Problemas como o aumento das taxas de criminalidade e da violência contribuem para o crescimento da sensação de insegurança da população, sobretudo nos grandes centros urbanos, tornando a questão da segurança pública o principal desafio para o País.

A utilização da tecnologia possibilita a formação de robustos bancos de dados, elaboração de perfis de criminosos e suas organizações, cruzamento e análise de dados com mais profundidade, obtenção de estatísticas, e permite uma visão sistêmica que contextualize a segurança pública, dentre outros aspectos.

O Simpósio Internacional de Segurança tem como missão contribuir com a disseminação da utilização da tecnologia e inovação no combate à criminalidade e, como visão, garantir a diminuição dos índices de criminalidade de forma que as cidades brasileiras possam subir um degrau ou mais na escala de segurança, se aproximando dos índices dos modelos das cidades mais seguras do mundo.

Inscrições

O Simpósio possui inscrição restrita para convidados, como gestores e servidores públicos das áreas de segurança, tecnologia e inteligência, além de empresas privadas e entidades representativas das áreas, formadores de opinião e imprensa. Para participar, é necessário se inscrever pelo site www.simposioseguranca.com.br/inscricoes e preencher o formulário de análise. Uma vez dentro das exigências de seleção, será enviado, via e-mail, um código de inscrição ao participante

A programação contempla os seguintes temas

Segurança Pública: abordará sistemas de comunicação e inovações tecnológicas no combate à criminalidade, uso de tecnologia e estratégia no combate aos atentados, inteligência aplicada a investigação criminal, tecnologia na gestão de políticas públicas, além de combate ao crime com o uso das tecnologias de comunicação móvel de dados, Big Data de biometria, inteligência artificial focada em monitoramento, operação e gestão, entre outros pontos.

Fronteiras: o Brasil tem 16.866 quilômetros de fronteiras terrestres, representando cinco vezes e meia a extensão da divisa entre Estados Unidos e México. Nesse contexto, o evento debaterá amplamente as medidas para garantir a segurança na terceira maior fronteira do mundo, destacando a utilização da tecnologia e inteligência, fundamentais para o controle efetivo das fronteiras do país.

Crimes Cibernéticos: o Brasil é o 2º país que mais perdeu dinheiro com cibercrimes em 2017, totalizando US$ 22 bilhões e ficando atrás apenas da China, de acordo com Norton Cyber Security Insights Report 2017. O estudo aponta que cerca de 62 milhões de brasileiros foram afetados, ou seja, 61% da população adulta conectada. Com o objetivo de acompanhar o avanço tecnológico para a investigação de crimes cibernéticos, a Polícia Federal busca acompanhar as novas tendências e ferramentas e irá apresentar as novidades para o setor.

Sensoriamento Remoto: O sensoriamento remoto promete apoiar a obtenção do aumento de eficiência na aplicação das políticas de segurança pública nas cidades e fronteiras brasileiras. Além disso, o uso da tecnologia de sensoriamento remoto também é utilizado no controle dos desmatamentos; no combate à biopirataria; na proteção dos parques nacionais; no monitoramento da ocupação e o uso do solo; na proteção das reservas indígenas; na defesa das áreas de fronteira e na proteção dos recursos minerais estratégicos, tornando-se uma tecnologia imprescindível no combate à criminalidade.

Smart Cities: como a tecnologia e inovação aplicada para a segurança está sendo considerada no desenvolvimento das smart cities no Brasil e no mundo? Nesse contexto, o Simpósio apresentará como as plataformas inteligentes de vídeo-monitoramento são uma das principais tendências no desenvolvimento de cidades inteligentes, destacando cenários para o mercado de Internet das Coisas (IoT), que tem o potencial de adicionar US$ 352 bilhões à economia brasileira até o final de 2022, segundo estudo recente realizado pela Cisco.

Mais informações: https://www.simposioseguranca.com.br/