2ª Corrida Contra a Corrupção em Brasília recebe cerca de 3 mil pessoas
A 2ª edição da Corrida Contra a Corrupção em Brasília, realizada no último domingo (06/08), na Esplanada dos Ministérios, recebeu cerca de 3 mil pessoas em prol do fortalecimento e autonomia da Polícia Federal. Organizada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), direção regional do Distrito Federal, a prova faz parte do calendário de corridas da entidade.
O evento, que já percorreu diversas capitais brasileiras como Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), é uma competição familiar. Atletas profissionais e amadores, crianças e idosos participaram da prova.
O servidor público aposentado Jayme Leiro, 91 anos, fez o percurso da caminhada e ressaltou o real motivo da competição.
“Esta é uma forma de protesto contra o que está acontecendo no nosso país, já que os políticos que deviam estar dando o exemplo positivo estão dando o exemplo negativo”, explica.
A largada e a chegada da disputa aconteceram na arena montada no centro de Brasília para recepção dos competidores e familiares. O espaço contou com palco onde foram realizadas apresentações artísticas e tendas para ações sociais, como o Circuito Saúde – parceria entre a ADPF/DF e o SEST SENAT-DF, que levou profissionais da saúde ao local da prova para orientar e instruir os participantes.
A ação promoveu ainda a coleta de assinaturas pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 412/2009 – que regulamenta a autonomia funcional, administrativa e orçamentária da PF.
O Delegado Federal Dr. Antônio Carlos Moriel Sanchez, vencedor da categoria ADPF 5km, elogiou a organização da prova e a iniciativa pela atividade física e ressaltou como o debate sobre combate à corrupção deve estar presente na sociedade.
“Esse é um esporte democrático, acessível a todos de a acordo com a capacidade individual e, além de tudo, causa o prazer do exercício. Aliado a isso, o tema que está sendo discutido, combate à corrupção, é uma bandeira de todos. Embora seja notório o trabalho da PF nesse aspecto, hoje a autonomia se tornou imprescindível, já que a organização orçamentária e operacional da instituição ainda está sujeita a interferência política”, afirmou o Delegado Federal.
Segundo o organizador da prova e Diretor da ADPF/DF, Dr. Luciano Leiro, a capital brasileira já adotou a Corrida Contra a Corrupção e a Associação pretende manter a realização de outras edições da prova.
"O evento já se firmou no calendário de Brasília. É uma ação para as futuras gerações, por um país onde ética e moral estejam presentes nas coisas simples. Só assim iremos acabar com a cultura da corrupção, daí a importância do engajamento da sociedade e das famílias no evento", disse.
Ainda estiveram no evento representantes do Instituto Batucar – que promove soluções de inclusão social por meio de arte, cultura e educação – e do Projeto Cão-Guia de Cegos/DF – que busca reintegração da pessoa com deficiência visual à sociedade por meio do cão-guia. As instituições receberam 10% do valor das inscrições arrecadadas nas modalidades 5km e 10km.