2ª edição da Revista Delegados Federais já está disponível

12 de julho de 2017 16:00

Clique para acessar a Revista Delegados Federais

 

Organizar o VII Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal (CNDPF), maior encontro da classe de todos os tempos, realizado em março, em Florianópolis (SC), foi motivo de orgulho enorme para a atual gestão da ADPF. 

 

Recebemos, ao longo de quatro dias, mais de 350 Delegados Federais, além de algumas das maiores autoridades do meio jurídico do país e representantes da sociedade civil, para um amplo debate sobre os grandes temas relacionados à Segurança Pública e à Justiça Criminal. Paralelamente, aconteceram o V Encontro de Delegados Federais Aposentados e o V Encontro de Delegadas de Polícia Federal.

 

As discussões envolveram ainda a autonomia da Polícia Federal, aposentadoria policial, relação com a imprensa e com o Ministério Público, regulamentação do adicional de fronteira e implantação dos Gabinetes de Investigação, entre outros pontos.

 

O resultado desse trabalho foi a produção de um importante documento intitulado “Carta de Florianópolis”. Nele, apontamos as principais dificuldades vividas atualmente pela Polícia Federal e apresentamos propostas que julgamos dever nortear a atuação da instituição pelos próximos anos.

 

Passado este evento, voltamos as atenções para o debate em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que trata da reforma da Previdência. O projeto é extremamente prejudicial e põe em risco o justo e devido tratamento previdenciário aos policiais. Para evitar isso, a classe tem participado de atos públicos junto com a sociedade civil e de reuniões com outras categorias policiais, além de procurar individualmente os deputados federais para esclarecer dúvidas e demonstrar as peculiaridades da nossa carreira.

 

Simultaneamente, mantivemos a mobilização em escala nacional da Campanha pela Autonomia da Polícia Federal, por meio da realização de Corridas Contra a Corrupção (mais de 4 mil pessoas foram às ruas de Belo Horizonte, em março) e de simpósios (Bahia e Amazonas já definiram suas agendas para este ano).

 

Esses são apenas alguns dos temas abordados nesta segunda edição da Revista Delegados Federais. Apesar das dificuldades que enfrentamos no dia a dia, fica clara, nas próximas páginas, a incansável disposição da categoria em buscar sempre a valorização dos policiais e da PF para cada vez mais e melhor enfrentar a corrupção e o crime organizado em nosso país. 

 

Boa leitura!

 

Carlos Eduardo Sobral
Presidente da ADPF