400 já tiraram passaporte após agendamento on-line

21 de agosto de 2007 16:24

Cerca de 400 pessoas já pediram a emissão de passaporte na Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), na Lapa, Zona Oeste de São Paulo, depois que o novo modelo de atendimento, agendado via web, começou a funcionar, na segunda-feira (20). A média de atendimentos todos os dias, de acordo com a PF, é 600. Sobraram vagas para atendimento na segunda.

O agendamento pela internet da emissão do passaporte agradou às pessoas que estiveram na Superintendência da PF na manhã desta terça-feira (21). “Foi super tranqüilo. Estava agendada para 9h15 e eles chamaram na hora. 9h30 já estávamos saindo”, disse a bióloga Marta Bengtson, de 28 anos, que cadastrou os sogros via web e os acompanhou ao prédio.

A jornalista Camila Carval, de 25 anos, que estava com os pais, concordou:”Está super organizado.” Mas admitiu que achou o processo para fazer o agendamento on-line “meio complicado”.

Esta terça-feira é o segundo dia que a emissão de passaporte na Superintendência Regional da Lapa e nos postos dos shoppings Ibirapuera e Eldorado, na Capital, e nos shoppings ABC e Internacional Guarulhos, na Grande São Paulo só será realizada mediante agendamento on-line. O novo modelo de atendimento tem como objetivo diminuir as filas em frente à sede da PF.

O link está disponível no site da Polícia Federal desde 10 de agosto, mas até 17 deste mês, o sistema de senhas permaneceu funcionando. Não há uma antecedência determinada para se fazer o agendamento. O preenchimento do formulário on-line demora entre 5 e 10 minutos.

Apesar da nova exigência, houve quem conseguisse ser atendido sem marcar pela internet. “Ele não fez agendamento, mas por causa da idade, eles aceitaram”, contou a engenheira Brenda Vianna Prado, de 50 anos, que acompanhou o pai, Alencar, de 83 anos, ao prédio da PF. Os dois vieram de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, para tirar o documento. “Eles aceitaram nossos argumentos com facilidade. Tiveram boa vontade”, disse Brenda.

Veja em Portal G1