4º Simpósio de Segurança apresenta propostas vencedoras do II Desafio SINTSP

31 de agosto de 2021 15:13

O painel “Inovação, Tecnologia e segurança – II Desafio SINTSP” abriu o segundo dia do 4º Simpósio Internacional de Segurança, nesta terça-feira (31). Nele, foram apresentadas as três propostas vencedoras do II Desafio SINTSP, uma iniciativa da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), por meio da Diretoria Regional do Distrito Federal, como forma de abrir espaço para startups desenvolverem novas tecnologias no combate à criminalidade. Neste segundo dia, em torno de 3,1 mil pessoas acompanham o evento online, de forma simultânea, ultrapassando a marca de inscritos na edição do ano passado

Renata de Castro Vianna, superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPFD, uma das entidades patrocinadoras do evento (Foto: Agência Sisters)

A apresentação começou com o tema “A atuação da FAPDF no aquecimento do ecossistema de inovação do Distrito Federal” feita por Renata de Castro Vianna, superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPFD), uma das entidades patrocinadoras do evento, representando o diretor-presidente, Marco Antônio Costa Júnior.

Em seguida, o chefe da Divisão de Inovação da Polícia Federal e presidente do Itag (Interpol Innovation and Technology Advisory Group), delegado Otávio Pedro Fernandes apresentou o tema “Innoganda, tecnolatria e outras armadilhas”.

Delegado Otávio Pedro Fernandes, chefe da Divisão de Inovação da Polícia Federal e presidente do Itag (Foto: Agência Sisters)

Logo após, iniciou a apresentação das propostas vencedoras do II Desafio SINTSP começando pelo projeto “Rastreabilidadede de Evidências e Provas Criminais”, do Distrito Federal, que ficou em primeiro lugar.

A apresentação foi feita pelo sócio-diretor da Goledger, Otávio Soares. A empresa também foi a vencedora do I Desafio SINTSP, ocorrido no 3º Simpósio, em 2020.

Otávio Soares, sócio-diretor da Goledger, apresentou a proposta vencedora do II Desafio SINTSP. A empresa também venceu a primeira edição ocorrida no 3º Simpósio, em 2020

A segunda proposta vencedora, “Ferramenta online da captura e preservação de provas digitais online”, foi apresentada pela CEO e cofundadora da Verifact, Regina Acutu.

Regina Acutu, CEO e cofundadora da Verifact, apresentou a segunda proposta vencedora do II Desafio SINTSP

E a terceira colocada, “Canal de comunicação para emergência de segurança”, foi apresentada pelo diretor da empresa Linha Direta, Leonardo Gandelman.

As propostas foram selecionadas por meio de chamamento público destinado a startups de todo Brasil, realizado pela ADPF como parte da programação do 4º Simpósio Internacional de Segurança, com apoio da FAPDF.

Leonardo Gandelman, diretor da empresa Linha Direta, apresentou a terceira proposta vencedora do Desafio SINTSP (Foto: Agência Sisters)

O mediador do painel foi o vice-presidente da ADPF, coordenador-geral do simpósio e diretor regional da ADPF-DF, delegado federal Luciano Leiro.

Delegado de Polícia Federal Luciano Soares Leiro, vice-presidente da ADPF, coordenador-geral do simpósio e diretor regional da ADPF-DF mediou o painel “Inovação, Tecnologia e segurança – II Desafio SINTSP”

Fotos: Rayan Ribeiro/ADPF