A ADPF repudia os ataques misóginos do Deputado Coronel Meira.

22 de julho de 2025 08:23

Após formalização de notícia à Diretoria de Prerrogativas, com parecer favorável e aprovação da Diretoria Executiva, a ADPF encaminhou, hoje, nota à imprensa manifestando repúdio à conduta do Deputado Federal Coronel Meira, por declarações misóginas e ofensivas contra Delegada de Polícia Federal, proferidas durante audiência da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, em 09 de julho.

Confira a seguir o texto da nota:

NOTA PÚBLICA

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) vem a público manifestar veemente repúdio à conduta do Deputado Federal Coronel Meira, durante sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, que contou com a presença do Diretor-Geral da Polícia Federal.

O parlamentar proferiu insinuações misóginas, ofensivas e infundadas contra a Delegada de Polícia Federal Carla Patrícia, profissional que exerceu, com notório mérito, os cargos de Superintendente Regional da Polícia Federal em Pernambuco e Secretária de Defesa Social do mesmo Estado, além de dirigir ataques pessoais também ao seu marido.

Ressalte-se que o referido deputado já foi processado judicialmente por acusações caluniosas contra a Delegada, tendo sido compelido, em maio de 2023, a apresentar retratação pública e expressa no curso do processo que tramitou na Comarca de Recife/PE. Ainda assim, reincidiu nos ataques, agora durante uma audiência pública destinada à discussão de temas relevantes para a segurança pública — espaço que deveria ser pautado pelo respeito institucional e pelo compromisso com a verdade.

A utilização de um espaço público para reiterar agressões já desmentidas pelo Poder Judiciário é absolutamente incompatível com a responsabilidade exigida de um agente público, desvirtuando o propósito do debate democrático e atentando contra a integridade de uma autoridade policial.

A ADPF permanecerá firme e vigilante na defesa intransigente das prerrogativas da carreira e na proteção dos seus associados, especialmente diante de atos que afrontem a honra, a dignidade e o respeito devido às autoridades da Polícia Federal.

Brasília, 17 de julho de 2025

Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal Defendendo e valorizando os Delegados de Polícia Federal desde 1976.