A consolidação de uma escola

7 de fevereiro de 2018 13:35

Criada em 2013, a Escola Nacional dos Delegados de Polícia Federal (EADelta) se consolidou no último biênio, com seminários acadêmicos, cursos à distância e parcerias para compartilhar os conhecimentos jurídico-policiais de maneira interdisciplinar entre os Delegados, além difundi-los ao público em geral.

 

Com um público-alvo formado principalmente por graduandos e bacharéis em Direito, Advogados, Defensores Públicos, Promotores e Procuradores da República, a Escola busca transmitir o conhecimento pela ótica dos Delegados Federais. 

 

Para o Assessor Especial da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e coordenador da EADelta, Dr. Felipe Alcântara Leal, havia uma necessidade de debate e produção acadêmica sobre a investigação criminal – temática na qual os Delegados Federais possuem larga experiência. 

 

“O desafio era transpor antigos paradigmas, alguns deles realçados com contornos corporativistas, com vistas a expor e debater novos conceitos e perspectivas”, explica o Delegado Federal.

 

Para tanto, a EADelta procurou criar um ambiente adequado para a difusão de ideias, lançando um novo portal por meio do qual é possível adquirir livros escritos por Delegados Federais – vários deles mestres e doutores – bem como ter acesso à programação dos eventos e cursos promovidos pela Escola nas áreas de Segurança Pública, Direito Penal e processual penal.

 

As ações promovidas pela Escola para os que já atuam na área criminal inclui diversos seminários realizados pelo Brasil. Para os que pretendem atuar, são realizados concursos de artigos com premiações, além de circuitos acadêmicos em Universidades. A EADelta também ganhou destaque nas redes sociais com a publicação e a difusão de artigos e comentários aos informativos dos tribunais superiores.

 

Lançamentos e parcerias
O curso preparatório para o concurso de Delegado foi lançado em novembro de 2016. Com o corpo docente formado, em sua larga maioria, por Delegados Federais, o curso conquistou, em poucos dias, mais 200 alunos inscritos.

 

Com plataforma e conteúdo já produzidos e bem recebidos, a Escola firmou uma parceria para ampliar ainda mais o número de estudantes matriculados. Desde o início do segundo semestre de 2017, a Gran Cursos Online – uma das maiores instituições de ensino à distância para concursos públicos do país – passou a ser responsável pela gestão comercial e administrativa do curso. Os conteúdos e a coordenação acadêmica continuaram geridos pela EADelta.

 

O Dr. Felipe Leal ressalta que parcerias como essa, além de cumprirem o propósito definido pela ADPF, ainda possibilitam novas áreas de atuação para a escola, que deve continuar crescendo mais nos próximos dois anos.

 

“A Escola alcançou, assim, a autonomia financeira, com o recebimento de recursos suficientes não apenas para manter os projetos atuais, como, também para ampliar as ações no mandato que se inicia da ADPF”, comemora o coordenador da EADelta.

 

Para ler a íntegra da revista clique AQUI