“A reforma administrativa é ruim para o Brasil”, diz Paiva

11 de maio de 2021 11:31

Em live realizada pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Edvandir Paiva, chamou toda a sociedade brasileira a trabalhar para barrar o texto da PEC 32, da reforma administrativa.

“Precisamos nos mobilizar contra a reforma porque é um texto que destrói o Estado brasileiro”, disse. Com o tema “Reforma Administrativa e seus impactos destrutivos na Segurança Pública”, o evento ocorreu no dia 22 de abril e contou com a participação de outras entidades de classe.

No evento, o presidente da ADPF elencou alguns pontos que considera prejudiciais para a sociedade. É o caso do princípio da subsidiariedade, que impõe à sociedade a obrigação de se organizar sozinha para se defender e resolver outros problemas. “Isso é uma inversão da importância do Estado organizado e da prestação do serviço público”, diz.

O delegado citou a pandemia do novo coronavírus como um exemplo claro da importância do servidor público para o cidadão. “A situação só não está pior por causa dos profissionais de saúde que estão salvando vidas, dos profissionais de segurança pública que não pararam por um minuto nesse período, entre outras categorias”, afirmou.

Outro ponto do texto da PEC 32 é a nova redação para o artigo 37 § 23 que, segundo Paiva, traz perdas de direitos que podem comprometer, inclusive, a manutenção das carreiras, da proatividade do serviço público, da manutenção da competitividade de trazer as melhores cabeças para o serviço público na medida em que os direitos são retirados.

O presidente da ADPF ainda rebatou o discurso do governo sobre aumento real de salário, todo ano. Ele lembrou que ninguém está pedindo aumento, agora, nem mesmo reajuste ou recomposição salarial. “Estamos preocupados com a inclusão, na Constituição Federal, de dispositivos que vão impedir, sim, a recomposição das perdas inflacionárias e, consequentemente, enfraquecer aqueles que fazem o serviço público brasileiro e que colocam o seu talento à disposição da sociedade”, falou.

Confira a participação do presidente Edvandir Paiva na live do Sindpesp: