A segurança pública integrada nos grandes eventos
Com a proximidade da Copa do Mundo FIFA e das Olímpiadas de 2016, o Delegado Federal e secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues, apresentou, no VI Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal (VI CNDPF), o papel estratégico da PF nas competições e a integração das demais instituições que compõem o sistema de comando e controle.
Para o secretário, o grande desafio da segurança pública é promover essa integração, com grande destaque para a Polícia Federal, que tem na sua responsabilidade, a segurança das delegações, a questão imigratória, o controle de fronteiras, entre outras.
“Acho que esse é um momento importante para a segurança pública como um todo. No congresso apresentamos e discutimos projetos e ideias, mas sempre se acrescentam coisas novas que estão em proveito desse tema”.
Desde 2009 a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos desenvolve planejamentos conjuntos com todas as instituições. Com o detalhamento de cada plano, uma matriz será traçada a fim de definir a responsabilidade de cada instituição em seus vários eixos de atuação, que vai desde a segurança das instalações, arenas e áreas públicas, até em aeroportos e fronteiras.
Cada um desses eixos possui um programa específico e integrado, que servirá não só para os eventos, mas também para o esquema de segurança pública nacional.
“A união dessas instituições de segurança, esse esforço conjunto, reverterá em proveito não só da segurança do evento, mas especialmente pós-evento, onde teremos um grande legado para a segurança pública”, comenta o secretário.