Tom Costa/MJSP

Academia Nacional de Polícia recebe Prêmio Innovare 2023

14 de dezembro de 2023 16:09

O Instituto Innovare anunciou nesta terça-feira, 12/12, os vencedores da 20ª edição do Prêmio Innovare, a Academia Nacional de Polícia (ANP) foi vencedora na categoria “Justiça e Cidadania”. A cerimônia ocorreu na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. A premiação visa destacar o trabalho de profissionais que procuram tornar a justiça mais acessível à população e criar alternativas para problemas e burocracias do dia a dia. O objetivo é apresentar ideias inovadoras colocadas em prática por advogados, promotores, defensores públicos e magistrados brasileiros.

O projeto premiado foi a Especialização em Segurança Pública Contemporânea, criada pela Polícia Federal, com o objetivo de capacitar policiais federais aptos à progressão para Classe Especial, acerca de temas contemporâneos que direcionam o trabalho policial e os impactos em questões democráticas e sociais, a proposta visa atender às complexidades da prevenção e do enfrentamento ao crime organizado, corrupção, terrorismo e demais crimes graves, utilizando tecnologia, métodos e processos aperfeiçoados.

Os autores do projeto são Luciana Martins, diretora de ensino da ANP; Rodrigo de Souza Carvalho, coordenador de ensino da ANP; Márcio Alberto Gomes Silva, professor na ANP e Gilson Diana, chefe da pós-graduação da Agência Nacional do Petróleo. O prêmio foi entregue pelo ministro do STF André Mendonça. O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, participou da premiação.

Um dos autores, delegado de Polícia Federal Márcio Alberto, falou a respeito do projeto “Dentro dessa perspectiva, imaginamos uma especialização que contemplasse vários temas importantes para que a gente pudesse discutir com os nossos policiais e para que pudéssemos prestar um melhor serviço para a sociedade, como por exemplo, proteção da democracia, defesa da Amazônia, enfrentamento a Cyber criminalidade, dentre outros temas relevantes. Os resultados foram muito proveitosos”, explica.

Outro autor do projeto, Gilson Diana também fala a respeito da especialização, “Novas diretorias foram criadas na PF. Esse curso trouxe conteúdos ligados às questões de defesa da sociedade”, conta.