Ação da PF combate trabalho escravo em São Paulo
O delegado federal Milton Fornazzari Junior foi o responsável pela Operação Eleutheria, deflagrada ontem (16), para combater trabalho análogo à escravidão, em São Paulo.
De acordo com as apurações, grupos criminosos aliciavam e transportavam pessoas do interior do Ceará para trabalhar em São Bernardo do Campo (SP), onde eram mantidos em alojamentos e condições degradantes, para trabalhar com a venda ambulante de laticínios na região.
Estrangeiros também eram alvos de criminosos que os aliciavam em albergues municipais, prometendo emprego formal no ramo de costura. Mas na realidade, as vítimas eram obrigadas a assinar contratos nos quais estavam previstos diversos gastos com valores muito maiores do que os praticados no mercado.
Os policiais federais que participaram da Operação deram cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão. Os criminosos responderão, na medida de suas participações, pelo crime de tráfico de pessoas com a finalidade de exploração do trabalho escravo, com penas de 4 a 8 anos de prisão e multa.