Ação da PF em SP combate desvios de créditos tributários
Com a nova fase da Operação Manigância, deflagrada hoje (25), em São Paulo, a Polícia Federal visa desarticular um grupo investigado desde 2016. Os criminosos desviam e comercializam créditos tributários da União no estado. Há indícios de que a fraude já manipulou mais de R$ 300 milhões.
No âmbito da operação, coordenada pelo delegado federal Alberto Ferreira Neto, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão. Todos expedidos pela 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo.
Segundo a PF, o esquema funciona da seguinte maneira: créditos lícitos de grandes contribuintes são selecionados e desviados pelos criminosos, em favor de empresas intermediárias geridas pela própria quadrilha, que conta com um falso auditor fiscal.
Em seguida, após a captação de possíveis interessados, os créditos eram vendidos fraudulentamente e transferidos aos beneficiários finais da fraude, por meio de pedido eletrônico de compensação e restituição.
O nome da operação é uma referência à técnica ilusionista que faz um objeto desaparecer de um local e aparecer em outro.