ADPF abre 4º Simpósio Internacional de Segurança voltado para inovação tecnológica no combate ao crime

30 de agosto de 2021 17:19

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), por meio da Diretoria Regional do Distrito Federal, deu início, nesta segunda-feira (30), ao 4º Simpósio Internacional de Segurança – As Inovações Tecnológicas no Combate à Criminalidade. O simpósio seguirá, até quinta-feira (2), apresentando à sociedade e aos governos alternativas para a modernização do combate à criminalidade por meio de novas tecnologias.

O simpósio conta com 20 estandes de nove países, todos com soluções tecnológicas, além de salas e painéis temáticos apresentados por diferentes profissionais de segurança pública, inteligência e tecnologia. Toda estrutura de gravação para os inscritos no evento online foi montada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária. Quase três mil pessoas acompanham o simpósio, simultaneamente, de forma virtual.

Estrutura de gravação para os inscritos no evento online foi montada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília

Entre os convidados presentes estão especialistas em segurança pública e inteligência, empresários do setor, representantes de instituições policiais e de entidades classistas, além de organizações da sociedade civil.

Ao agradecer a presença dos convidados, o presidente da ADPF, Edvandir Paiva, pediu aos dirigentes de instituições públicas que não descuidem do elemento humano da segurança pública. “São esses talentos que fazem o dia a dia, com sacrifício e risco da própria vida, a segurança dos brasileiros. Aliando tecnologia, valorização e reconhecimento deste profissional, a sociedade estará muito mais protegida”, falou.

O vice-presidente da ADPF, delegado Luciano Leiro, coordenador-geral do simpósio e diretor-regional da ADPF-DF, também agradeceu aos convidados e patrocinadores e fez um agradecimento especial aos delegados de Polícia Federal aposentados. “Eles fazem parte da história da Polícia Federal. Estamos aqui porque eles iniciaram isso tudo e nos trouxeram até aqui”, disse.

Para Leiro, a ADPF, muito mais do que uma entidade de classe, tem se preocupado em garantir a segurança pública do cidadão e defender o trabalho da Polícia Federal. Segundo ele, o Simpósio Internacional de Segurança tem a conotação de trazer, independentemente do órgão, cargo ou carreira, as melhores práticas de enfrentamento à criminalidade.

Vice-presidente da ADPF-DF, coordenador-geral do simpósio e diretor regional da ADPF-DF, delegado Luciano Leiro

“Todos são convidados a participar porque o objetivo da segurança pública é que, nós, como cidadãos, possamos ter, não só uma sensação de segurança, mas uma segurança efetiva, tanto com a iniciativa das autoridades públicas quanto das empresas privadas”, disse o delegado.

Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, delegado federal Anderson Torres, o evento, voltado para a inovação tecnológica no combate ao crime, é fundamental. “A ADPF está de parabéns em conseguir unir a iniciativa privada com o governo federal e estados”, afirmou.

Ministro da Justiça e Segurança Pública, delegado federal Anderson Torres

Além dos delegados de Polícia Federal Edvandir Paiva, Luciano Leiro e Anderson Torres, a mesa de abertura foi composta pelo delegado da PF e presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) e secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Barbosa; ministra conselheira e chefe adjunta de missão da Embaixada Britânica, no Brasil, Melanie Hopkins; diretor executivo da PF, delegado Cairo Duarte, representante do diretor-geral da Polícia Federal, delegado Paulo Maiurino; secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado federal Júlio Danilo Souza Ferreira, representando o governador Ibaneis Rocha; superintendente da PF/DF, delegado Hugo de Barros Correia; delegada-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC), Nadine Anflor; vice-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), Paulo Nicholas e diretor na América Latina, da Cellebrite, Eduardo Negreiros.

Mesa de honra do 4º Simpósio Internacional de Segurança (Foto: Agência Sisters)

Representando os diretores regionais da ADPF em todo o Brasil, se fizeram presentes os diretores regionais do Pará, delegado Bruno Benassuly, e de São Paulo, delegada Tania Prado, diretora de comunicação da ADPF nacional.

Diretores Regionais da ADPF-SP, delegada Tania Prado, e ADPF-PA, delegado Bruno Benassuly

Fotos: Rayan Ribeiro/ADPF