ADPF abre inscrições para o primeiro curso da EADelta

26 de agosto de 2013 14:51

Cooperação Jurídica Internacional é o tema do primeiro curso efetivamente criado para a EADelta – Escola de Educação à Distância para Delegados. A página, acessada pela Rede ADPF, já conta com dezenas de vídeos de palestras e debates disponíveis para visualização dos associados, mas este será o primeiro curso elaborado efetivamente para o ambiente.

Com duração de uma semana, o curso será ministrado pelos Delegados de Polícia Federal Ricardo Andrade Saadi e Isalino Antonio Giacomet Junior, por meio de encontros com transmissão ao vivo e aulas gravadas. Serão cinco aulas com duração de aproximadamente 20 minutos cada uma, intercalados com estudos de texto e participação em fóruns. O curso ainda terá como tutor o Delegado de Polícia Federal Roberto Biasoli.

Os interessados em participar devem encaminhar e-mail para eadelta@adpf.org.br até o dia 30 de agosto. As aulas serão ministradas na primeira quinzena de setembro, em data a ser divulgada posteriormente. A ADPF emitirá uma declaração de participação com os dados do curso.

De acordo com o Delegado Federal Célio Jacinto dos Santos, coordenador da EADelta, o objetivo da iniciativa da ADPF é proporcionar oportunidade ao Delegado de Polícia Federal de frequentar eventos educacionais que ajude no exercício do cargo e na reflexão dos temas sobre a atividade policial.

O CURSO. Segundo o Delegado Federal Giacomet, o objetivo do curso é trazer aos Delegados de Polícia Federal – profissionais que pela natureza de suas atribuições lidam diariamente com o combate ao crime – um pouco do conhecimento e experiência prática vivenciada pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Recuperação Jurídica Internacional (DRCI) na análise dos pedidos de cooperação jurídica internacional que tramitam no Brasil, especialmente a fim de esclarecer aos colegas Delegados aspectos importantes para a correta formulação de um pedido de cooperação jurídica internacional quando tal diligência for necessária para a boa condução dos inquéritos policiais.

CURRÍCULOS.

RICARDO ANDRADE SAADI é formado em Direito e Economia, com Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É graduado na “National Academy” do FBI. É Delegado de Polícia Federal desde 2002, tendo chefiado a Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvios de Recursos Públicos de São Paulo (DELEFIN). Atualmente, exerce o cargo de Diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça.

ISALINO ANTONIO GIACOMET JUNIOR é Delegado de Polícia Federal, tendo exercido suas funções na Delegacia de Crimes Financeiros e Desvios de Recursos Públicos de São Paulo (DELEFIN), atuando no combate a crimes financeiros, lavagem de dinheiro e corrupção. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é o Coordenador-Geral de Recuperação de Ativos do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério Justiça.

ROBERTO BIASOLI é Delegado de Polícia Federal, tendo exercido suas funções na Superintendência de Polícia Federal do Amazonas. Atualmente exerce o cargo de Coordenador-Geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça.