Foto/ADPF

ADPF comparece em cerimônia de posse de Flávio Dino no STF

23 de fevereiro de 2024 16:23

Flávio Dino tomou posse nesta quinta-feira (22/02) ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia foi presidida pelo ministro Luís Roberto Barroso, regente da Corte. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, compareceu ao evento.

O mais novo juiz da Suprema Corte assume aos 55 anos e poderá permanecer no STF por 20 anos, até completar 75 anos, idade para aposentadoria compulsória dos membros do Supremo. Ele ocupa o lugar de Rosa Weber, que se aposentou no dia 30 de setembro de 2023.

Dino foi indicado para o STF pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro do ano passado e teve o nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, em seguida aprovado pelo plenário da Casa. Em janeiro deste ano, ele deixou o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública, agora exercido por Ricardo Lewandowski, e atuou no Senado por 21 dias. O novo ministro do Supremo herda um acervo de 464 processos.

Durante a cerimônia, Flávio Dino fez um juramento de cumprir a Constituição e assinou o termo de posse. Em seguida, Luís Roberto Barroso, único a discursar, destacou a trajetória do novo ministro antes de chegar ao STF.

“A presença maciça neste plenário de pessoas de visões políticas das mais diversas apenas documenta como o ministro Flávio Dino é uma pessoa respeitada e querida pela comunidade jurídica, política e pela sociedade brasileira. A presença também documenta a vitória da democracia, da institucionalidade e da civilidade”, destacou Barroso.

Cerca de 800 convidados marcaram presença na posse, entre eles, autoridades dos Três Poderes, como o presidente Lula, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O presidente da ADPF cumprimentou o novo ministro desejando sucesso na nova gestão.