ADPF deu início ao seu Projeto Memória
Teve início em abril, a implantação do Projeto Memória da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). O objetivo é resgatar e preservar a história da entidade de classe mais antiga dos Delegados de Polícia Federal, com quase 40 anos de existência.
A concepção do projeto revela o reconhecimento da atual gestão com os homens e mulheres que ajudaram a construir a história da instituição. Para o delegado federal Luiz Clovis Anconi, ex-presidente da ADPF e coordenador do Projeto, é importante que os mais novos conheçam a trajetória da entidade para dar valor ao que já receberam pronto. “Nem sempre as coisas foram fáceis. No começo, ninguém queria saber da ADPF”, conta.
Para o secretário-geral da ADPF, BolivarSteinmetz, a memória de uma instituição é um de seus patrimônios mais importantes. “Quem não sabe de onde veio, as suas origens, não sabe onde vai chegar no futuro”, afirma entusiasmado com o projeto. Steinmetz esteve à frente da ADPF como presidente durante cinco gestões.
O responsável pela execução do trabalho é o arquivista Raimundo Mendes. O especialista enfatiza a importância do projeto, em resguardar o patrimônio cultural da entidade. Ele conta com o apoio das estagiárias Isabela Curvo e Karina Jordão.
Está prevista para junho deste ano a finalização e entrega do Projeto Memória da ADPF.