ADPF/DF dá inicio a novo ciclo de palestras

1 de junho de 2012 15:51

Na última quinta-feira, 31, a Diretoria Regional do Distrito Federal promoveu a abertura do II Ciclo de Palestras, na sede da ADPF, em Brasília.  Na ocasião, dois painéis foram apresentados. O primeiro deles com o delegado federal Adriano Mendes Barbosa, com o tema “Política de Seleção e Formação Profissional do Delegado de Polícia Federal”, e o segundo com a professora Jane Elizabeth Bernardo, sobre “Orçamento Doméstico & Planejamento Financeiro”.

De acordo com o diretor regional da ADPF/DF, Luciano Soares Leiro, o objetivo do II Ciclo de Palestras é debater sobre a carreira do Delegado de Polícia Federal e outros assuntos de importância para o dia a dia da categoria.

"Eventos como este são valiosos para reflexão sobre a nossa carreira, conforme se viu com o painel do Dr. Adriano,  sobre a valorização do cargo de Delegado de Polícia Federal. Da mesma forma, é importante o aprendizado de outros assuntos, como a apresentação da professora Jane Elizabeth, representando o Banco Alfa, um grande parceiro da associação. Ademais, é um momento de confraternização com os associados”, afirmou Leiro.

O II Ciclo de Palestras conta com o incentivo da ADPF nacional. O presidente Marcos Leôncio Sousa Ribeiro ressaltou a importância dessas ações, as quais permitem a integração entre os associados, além de democratizar a informação e contribuir para a formação do Delegado de Polícia Federal.

“A ADPF nacional parabeniza a iniciativa. Estamos trabalhando para, em breve, disponibilizar o conteúdo dessas palestras e cursos para todos os associados do país, por meio de uma plataforma de educação à distância. O convênio está em vias de ser celebrado”, afirmou Ribeiro.

Concurso para autoridade policial
Em sua exposição, o delegado Adriano Barbosa falou sobre a importância de uma formação diferenciada para o cargo de Delegado de Polícia Federal, além de um programa de capacitação continuada e especialização acadêmica. Barbosa ressaltou a importância da autoridade policial como formadora de opinião pública. Sua apresentação se estendeu sobre o formato ideal para os próximos concursos para o cargo. Ele defendeu que o certame deve seguir os mesmos moldes dos concursos para as demais carreiras jurídicas.

Premiações
Os participantes do II Ciclo de Palestras concorreram a uma bolsa de idiomas na Inglaterra, oferecida pela Experimento Intercâmbio Cultural. O ganhador foi o delegado Reniton Santos Pimentel Serra. Além da bolsa, houve o sorteio de diversos brindes pelo Banco Alfa.