ADPF discute paridade de gênero e combate à corrupção

8 de junho de 2021 16:43

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) participa, na quinta-feira (10), de debate online promovido pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) sobre paridade étnica e de gênero na política brasileira. Esse é o primeiro ciclo de discussões que irão ocorrer ao longo de 2021. A delegada Tania Prado, diretora regional da ADPF-SP, compõe o Grupo de Trabalho Mulheres (GT Mulheres), responsável pela realização do evento que será transmitido pela página no Facebook e canal no YouTube do MCCE.

A ADPF é parceira do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral na defesa da Lei da Ficha Limpa e em outras causas. Segundo Tania, os delegados de Polícia Federal têm expertise na área por presidirem inquéritos de matéria eleitoral, acostumados a combater delitos relacionados a candidaturas de laranjas e todo tipo de fraudes.

“A população feminina brasileira representa cerca de 52% do total da população, contudo, apenas 15% da Câmara é composta por deputadas federais. É importante assegurar um percentual de vagas no congresso para mulheres e incentivá-las a ingressarem na carreira política”, defende a delegada.

Intitulado “Lei da Ficha Limpa – 11 anos: paridade de gênero e combate à corrupção nas eleições de 2022”, o evento online será promovido pelo GT Mulheres, do MCCE. Trata-se de um grupo multidisciplinar criado para debater e pesquisar ações focadas na participação das mulheres na política com intersecções étnicas e geracionais.

“A ideia é que mulheres pensem o seu lugar no processo eleitoral, mas, para além disso, nas esferas de poder”, diz Fefa Costa, coordenadora do GT Mulheres. Para ela, esse debate é fundamental frente aos altos índices de abstenção eleitoral, principalmente entre mulheres.

Com informações do MCCE