ADPF disponibiliza conteúdo histórico para associados

23 de agosto de 2013 12:48

Você sabe quem secretariou a primeira reunião da ADPF? Quais os delegados participaram? Quem foram os primeiros diretores de cada área? Como foi escolhida a logomarca? Quais eram as preocupações da época?

Nas atas da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) estão registrados os caminhos trilhados ao longo de quase 40 anos de história, que trouxeram a Associação ao patamar em que ela se encontra hoje.

Essa história, no entanto, estava praticamente inacessível.  Agora, por meio do Projeto Memória, esse conteúdo foi disponibilizado no Espaço do Associado, na seção Documentos > Atas. São mais de 500 registros os quais agora podem ser consultados por todos os associados.

Numa segunda etapa, os documentos originais serão digitalizados para visualização online, assim como já está sendo feito com ofícios, portarias e outros expedientes administrativos.

O Projeto Memória foi elencado como uma das prioridades da atual gestão. Conforme o presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro, “uma entidade sem memória, não tem futuro”.

Uma equipe com arquivista, museólogo e historiador trabalha para recuperar esses dados e fazer o registro oral, por meio de entrevistas com membros históricos. O material produzido será consolidado em livro e DVD, além de ficar disponível para consulta no site. Na sede da ADPF será criado ainda o Espaço Memória com exposição do acervo documentado.

Para colaborar com o projeto com dados e sugestões, escreva para projetomemoria@adpf.org.br.