ADPF divulga campanha Mais Autonomia para jornalistas

29 de abril de 2015 00:08

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) realizou uma série de encontro com jornalistas em Diretorias Regionais de todo o país nas últimas semanas. Durante os eventos os Delegados Federais apresentaram aos veículos de imprensa as propostas da classe para combater a corrupção e a campanha nacional Mais Autonomia PF. Foram realizados encontros com a imprensa no Distrito Federal; São Paulo; Minas Gerais; Sergipe; Alagoas; Mato Grosso do Sul; Santa Catarina; Maranhão; Pernambuco e Paraná.

 ► Distrito Federal A primeira coletiva foi realizada na sede da ADPF, em Brasília/DF, no dia 14. Durante o evento, foram apresentadas propostas de combate à corrupção, com a presença do delegado Márcio Anselmo, responsável pela Operação Lava Jato. O café da manhã contou com a presença de mais de 20 jornalistas de diversos veículos nacionais. Veja o que a mídia noticiou sobre o encontro.

Coletiva de imprensa realizada na sede da ADPF para apresentar as propostas de combate à corrupção e a Campanha Mais Autonomia PF.

► São Paulo A coletiva de imprensa da ADPF-SP também aconteceu no mesmo dia (14), na sede da regional e contou com a presença dos Delegados de Polícia Federal Matheus Mela Rodrigues, Tania Fernanda Prado Pereira e Diógenes Perez. Segundo Tania Pereira, a aprovação da PEC 412 garantiria não só a autonomia do órgão, mas também que recursos destinados a Polícia Federal não fossem submetidos a cortes.

► Santa Catarina No mesmo dia a ADPF-SC realizou o seu encontro com os jornalistas em Florianópolis. O Diretor Regional Luiz Carlos Korff explicou que a iniciativa da PEC 412/2009 não pretende que a Polícia Federal seja um quarto poder, sem controle. “Mas que não haja esse incômodo de controle de governo. Precisamos de liberdade para escolher onde cortar o custo, por exemplo, se na emissão de passaportes ou no combate à corrupção”, comentou.
Leia a reportagem do Diário Catarinense.

 ► Mato Grosso do Sul No dia seguinte (15), Delegados de Campo Grande apresentaram as medidas que pretendem valorizar e fortalecer a Polícia Federal. O Diretor da ADPF/MS, José Antônio Simões de Oliveira Franco, explicou que o objetivo é criar dentro da polícia unidades específicas contra a improbidade administrativa e a corrupção. “Outra proposta é que haja no judiciário uma vara específica para este tipo de crime. Queremos alguém com foro privilegiado para dar agilidade aos processos”, completou.

 ► Sergipe No dia 17 a ADPF-SE realizou o café da manhã com a imprensa local no hotel Quality, em Aracaju. Na ocasião, a Diretora Regional Maria Nelci, junto com os associados Carlos César e Márcio Alberto, fez explanação sobre a PEC 412/2009 e discorreu sobre as medidas concretas apresentadas pela ADPF no combate à corrupção e ao crime organizado. No final, foram respondidas as indagações dos presentes e foram concedidas entrevistas, sendo o evento concluído com êxito, ressaltando a presença de vários associados da ADPF-SE.

Assista a reportagem da Globo Sergipe sobre a coletiva.
Assista a reportagem da Record Sergipe sobre a coletiva.

► Pernambuco
Em Recife/PE, o encontro com jornalistas aconteceu no dia 17, e contou com a presença do presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro. Foi discutida também a situação da PF no estado e no país. Confira o vídeo abaixo:

Entrevista de Marcos Leôncio na CBN Recife.

 ► Alagoas O encontro realizado pela ADPF-AL com a imprensa aconteceu no dia 17, em uma faculdade particular do bairro de Ponta Verde, numa ação de instrução para os estudantes de Direito sobre o Plano Nacional de Combate à Corrupção. De acordo com o Delegado Federal Gustavo Gatto, se houvesse mais autonomia na PF como a PEC 412 apresentada pela classe, a sociedade poderia esperar medidas de ampliação do efetivo policial, além da criação de delegacias especializadas e grupos de investigação, inclusive no interior de Alagoas.

► Paraná
A coletiva da ADPF-PR aconteceu no dia 17 e contou com grande repercussão da mídia nacional. Durante ela, o Diretor Regional Eduardo Mauat da Silva alertou que há cerca de dois meses os pagamentos não são feitos aos investigadores e acumulam-se num volume de aproximadamente R$ 200 mil.

Confira a reportagem da Rádio BandNews FM sobre a coletiva.

 ► Minas Gerais A coletiva ocorreu na sede da ADPF-MG no bairro Gutierrez, em Belo Horizonte. Durante o evento, os Delegados Federais Bruno Zampier e Marinho Rezende explicaram que a ideia da PEC 412 é criar uma polícia republicana, totalmente desvinculada ao governo, com autonomia para definir meta financeira e projeção de despesas, nos moldes do FBI, a polícia federal norte-americana. O corte no orçamento da instituição e o controle do governo federal nas operações foram bastante criticados.

 ► Maranhão A Diretoria Regional da ADPF/MA recebeu, no dia 20, os jornalistas da cidade para apresentar as propostas dos Delegados Federais para o combate à corrupção e a campanha Mais Autonomia PF.

Campanha Mais Autonomia PF
A ADPF irá realizar consultas à sociedade sobre o fortalecimento da Polícia Federal, além de sensibilizar parlamentares e demais autoridades no que diz respeito ao tema #DeixaaPFtrabalhar, que aborda o corte de recursos orçamentários e financeiros na instituição. Por isso foram criadas, além das campanhas em rádio e TV, um tutorial detalhado sobre como apoiar e difundir a iniciativa, uma petição pública na internet e página no Facebook.