ADPF e Adepol renovam mandato no CONASP para biênio 2013/2014
O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, votou na renovação do mandato para biênio 2013/2014 no Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP) dia 18 de dezembro. A ADPF e Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol) lançaram candidatura conjunta.
As entidades ADPF e ADEPOL foram eleitas para o biênio 2013/2014 e revezarão a cadeira, sendo a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil suplente e a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal titular.
Na gestão anterior, a ADEPOL foi a titular e a ADPF suplente, no próximo ano haverá apenas uma inversão entre as entidades representantes dos policiais. A posse dos novos conselheiros do CONASP será em 2013 e o representante da ADPF será o delegado de polícia federal Cláudio Bandel Tusco, diretor de Comunicação Social da Associação.
CONASP
O CONASP é um órgão colegiado de cooperação técnica entre os entes federativos no combate à criminalidade, subordinado diretamente ao ministro da Justiça. O Conselho transitório foi criado a partir do resultado da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que teve como uma das diretrizes a reestruturação do Conselho, que não se reunia desde 2002.
Atualmente, os integrantes ocupam 30 cadeiras com direito a voto, divididas entre representantes da sociedade civil (40%), do poder público (30%) e dos trabalhadores da área (30%).
O CONASP tem como objetivo atuar na formulação de diretrizes e no controle da execução da Política Nacional de Segurança Pública. Também estimula a modernização institucional para o desenvolvimento e a promoção intersetorial das políticas de segurança pública. O Conselho contribui ainda para o desenvolvimento de estudos e ações visando o aumento da eficiência na execução da Política Nacional de Segurança Pública.