ADPF e Ajufe realizam seminário sobre Direito Penal Europeu

20 de março de 2014 16:00

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) realizaram um seminário sobre Tendências do Direito Penal na União Europeia no dia 19 de março. Realizado no Conselho de Justiça Federal (CFJ), o evento contou com palestras dos professores da Universidade Humboldt de Berlin, Anneke Petzsche e Martin Heger.

A ADPF foi representada pelo presidente Marcos Leôncio Ribeiro e o associado Luiz Roberto Ungaretti, mestre em Direito Penal. Também estiveram presentes o presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Nino Toldo, e o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol-BR), Paulo Roberto D’Almeida.

Confira a galeria de imagens do evento.

O Professor Doutor Martin Heger apresentou aspectos do Direito Penal Econômico na União Europeia. Ele abordou as particularidades enfrentadas pelo bloco, unido economicamente, mas nem tanto nos âmbitos político e jurídico, dando exemplos vivenciados no Direto ambiental e na liberdade de ir e vir dos integrantes da zona do Euro.

A Professora e Pesquisadora Anneke Petzsche abordou a criminalização dos atos preparatórios terroristas na Alemanha, Reino Unido e Espanha. O Delegado Federal Luiz Roberto Ungaretti destacou a importância de se debater o terrorismo sob esse viés. “O Brasil não é alvo de ações terroristas, mas a Polícia Federal trabalha para identificar potenciais células abrigadas aqui, especialmente na região da tríplice fronteira. Nesse cenário é que entram os crimes econômicos, pois muitos desses grupos lavam o dinheiro aqui no Brasil para o financiamento de possíveis ações terroristas contra países europeus”, comentou.