ADPF e Grupo de Trabalho discutem saúde dos profissionais da PF
Em mais uma etapa do processo de rediscussão das carreiras da Polícia Federal, o Grupo de Trabalho Constituído pela Portaria nº 4343/2014-DG/DPF, se reuniu no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) no dia 18 de setembro, ocasião em que também foi feita uma apresentação do Presidente da FENADEPOL.
Na sequência, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) realizou uma apresentação em que discutiu aspectos sobre a instituição Policial Federal, a cultura policial e as peculiaridades do trabalho policial federal que podem constituir fator de risco para o stress, depressão, o adoecimento psíquico, bem como dificuldades emocionais e cognitivas, o que impõe uma atenção especial em relação à saúde do profissional de segurança pública.
Na ocasião foi reforçada a necessidade da implementação do adicional de fronteira como forma de minorar os efeitos do isolamento social dos policiais lotados nas regiões mais inóspitas do país. Foi demonstrada ainda a imprescindibilidade da manutenção de equipes de profissionais de saúde em cada unidade da Polícia Federal, a fim de atender os servidores com dificuldades emocionais.
A próxima reunião já está agendada para início de outubro. A ADPF fará a apresentação de como entende que a PF deve ser organizada, tendo como referência os enunciados do VI Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal.