ADPF e OAB avançam em protocolo para reduzir representações recíprocas
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) participou de reunião com a Procuradoria Nacional de Prerrogativas da OAB para discutir a criação de um protocolo destinado a minimizar a ocorrência de representações recíprocas entre Advogados e Delegados de Polícia Federal. A proposta busca mitigar a inclusão de Delegados e Delegadas no Cadastro Nacional de Violares de Prerrogativas da OAB, priorizando soluções colaborativas para situações menos complexas, com o apoio da Diretoria de Prerrogativas da ADPF e da Procuradoria Nacional de Prerrogativas da OAB.
O alinhamento entre as instituições reforça a adoção de fluxos de diálogo e mediação que preservem as prerrogativas profissionais e a atuação técnica de ambas as carreiras, prevenindo conflitos desnecessários e fortalecendo a cooperação entre os sistemas de Justiça e de segurança pública.
A ADPF, em parceria com a OAB, reafirma o compromisso com a defesa das garantias profissionais e institucionais. Esse diálogo permanente entre entidades de classe fortalece o Estado de Direito, assegura o pleno exercício da advocacia e da polícia judiciária da União e contribui para a preservação da autonomia e valorização dos Delegados de Polícia Federal.
ADPF
Defendendo os direitos e valorizando os Delegados de Polícia Federal desde 1976.