ADPF e OAB-SP realizam encontro para estreitar relações

5 de agosto de 2014 19:16

Em reunião realizada em São Paulo/SP, no dia 04 de agosto, o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Ribeiro, e o presidente da Seccional São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Marcos da Costa, estreitaram a parceria entre as duas instituições na defesa do Estado Democrático de Direito na investigação criminal e na garantia das prerrogativas dos advogados e delegados de polícia no inquérito policial.

Durante o encontro, que também contou com a presença do Diretor de Prerrogativas da ADPF, Carlos Eduardo Miguel Sobral, foi discutida a preocupação crescente sobre o desequilíbrio no sistema de investigação criminal brasileiro. Para o presidente da ADPF, Marcos Leôncio, as inúmeras iniciativas do Ministério Público de por a polícia judiciária sob seu controle traz prejuízos para os direitos do cidadão investigado, “criando uma verdadeira quebra de paridade e de tratamento entre a acusação e a defesa”.

Marcos da Costa e Marcos Leôncio também debateram sobre os projetos de interesse comum que tramitam atualmente no Congresso Nacional, como as PECs que propõem o fim do cargo de Delegado e a reforma na Polícia Federal, com a criação de uma carreira estruturada no cargo único. “A OAB-SP manifestou seu apoio à valorização do cargo de Delegado de Polícia, e a ADPF entende que a advocacia merece ter assegurado um papel de protagonista no inquérito policial e na investigação criminal”, disse Marcos Leôncio.

Ficou acertada também a parceria entre a ADPF e a OAB-SP na realização de eventos e seminários como forma de aproximar ainda mais os Delegados e Advogados e outros profissionais do Direito. A ADPF vem promovendo agendas com várias seccionais da OAB pelo país. Encontros já foram realizados com a OAB-CE e OAB-RJ e estão planejadas outras reuniões nos próximos meses para tratar de assuntos de interesse das classes.