ADPF e Universidade de Roma fecham cronograma para curso de combate ao crime organizado
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e a Universidade de Roma Tor Vergata divulgaram a ementa e as informações do curso sobre 'Combate ao Crime Organizado "máfias, corrupção e terrorismo"', que faz parte de um acordo de cooperação entre as duas instituições. As inscrições devem ser realizadas em novembro deste ano e as aulas serão ministradas em maio de 2017.
O curso será realizado na Itália, entre os dias 1º e 12 de maio, e inclui visitas institucionais à Universidade de Roma. As aulas serão ministradas em italiano com tradução simultânea para o português.
A parceria entre as duas instituições existe desde 2014, com a primeira turma formada em 2015. Segundo o delegado da Polícia Federal, Sérgio Eduardo Busato, que já participou da formação, “o curso é rápido, mas interessante para quem quer se aprofundar no tema. As aulas são ministradas por profissionais que participaram do processo de combate ao crime organizado na Itália, o que o torna muito produtivo”. O Delegado ainda ressaltou que fácil acessibilidade e exaltou a troca de experiência entre os profissionais de vários estados brasileiros inscritos no curso.
Os participantes devem arcar com os custos de passagem e hospedagem, que podem variar de 2.650 e 3.400 euros, pagos em duas parcelas – a primeira em novembro deste ano e a segunda em março de 2017. Entre os serviços ofertados estão: pernoites durante o curso no Hotel da Universidade com café da manhã, 02 jantares (boas vindas e despedida), curso de 60 horas certificado pela Universidade de Roma Tor Vergata, visitas institucionais com transfer diário, tradução simultânea e material didático para auxiliar nos estudos, entre outros.
O curso é voltado para a experiência italiana no combate ao crime organizado e os participantes podem acompanhar temas como introdução ao código antimáfia, a lavagem das organizações criminais e cyber-crime. Além dessa formação, a universidade italiana também oferece um mestrado em “sistemas jurídicos contemporâneos”, curso com duração de dois anos para graduados em direito.
Os interessados no curso de combate ao crime organizado devem procurar a ADPF, pela Déborah Cristina, no e-mail deborah@adpf.org.br.