ADPF e UPB pedem intervenção para vacinação de profissionais da segurança pública

25 de março de 2021 17:50

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e a União dos Policiais do Brasil (UPB) encaminharam ofício à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), pelo qual solicitam apoio para viabilizar vacinação contra a Covid-19 para todos os profissionais de segurança pública nas esferas federal, estaduais e municipais.

O pedido se refere a policiais federais, policiais rodoviários federais, policiais penais (agentes penitenciários), policiais civis, trabalhadores do sistema socioeducativo, da perícia oficial de natureza criminal e guardas municipais.

No documento, a UPB evidencia que os profissionais de segurança pública tem exercido atividade essencial e sem interrupções, durante a pandemia. E que eles estão expostos quando participam de operações de combate ao crime e analisam ou manipulam materiais biológicos, obedecendo as medidas sanitárias restritivas e provendo segurança à população.

Segundo a União dos Policiais do Brasil, essa exposição tem se convertido em inúmeros casos de contaminação e óbitos, não apenas de profissionais, como de seus familiares, uma vez que também ficam expostos em decorrência da atividade exercida pelos servidores.

Confira o ofício na íntegra