ADPF em luto pelo falecimento de Márcio Thomaz Bastos

20 de novembro de 2014 11:25

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) externa seu profundo pesar com o falecimento, nesta quinta-feira (20), do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, aos 79 anos.

 

Márcio Thomaz Bastos promoveu uma verdadeira revolução na Polícia Federal. Foi um ferrenho defensor da instituição durante seu mandato como Ministro da Justiça, entre 2003 e 2007. Foi apontado como responsável por reestruturar o papel da Polícia Federal, com foco em investigações de crimes ligados a improbidade administrativa e desvios de recursos públicos. Também cunhou as expressões Polícia Republicana e Polícia Federal como órgão de Estado.

 

A ADPF rendeu diversas homenagens a Thomaz Bastos ao longo dos anos. Em 2004, foi agraciado com a Medalha do Mérito Tiradentes, mais alta honraria da associação. Em 2010, durante a inauguração da sede da entidade, o auditório foi batizado como Auditório Ministro Márcio Thomaz Bastos, em homenagem a trajetória jurídica do ex-ministro e também por sua atuação pela reestruturação da Polícia Federal.