ADPF entregará mais de meio milhão de assinaturas pela autonomia da PF na Câmara

24 de outubro de 2017 15:06

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) promoverá, na próxima quarta-feira (25/10), às 10h, a entrega de assinaturas pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 412/2009, que regulamenta a autonomia funcional, administrativa e orçamentária da Polícia Federal. Mais de meio milhão de assinaturas serão entregues formalmente ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC), deputado Rodrigo Pacheco (PMDB/MG), na Câmara dos Deputados.

 

O presidente da ADPF, Dr. Carlos Eduardo Sobral, estará presente na formalidade, bem como Diretores Regionais da entidade em diversos entes federativos. A intenção é pressionar a CCJC para que votem e aprovem imediatamente a proposta.

 

“É uma demonstração da vontade do povo brasileiro em favor da autonomia da PF. Temos a certeza que o Congresso Nacional atenderá a esse pedido da sociedade e aprovará a PEC 412 que garantirá o bom futuro da PF e a construção de um país com menores índice de Corrupção e menos organizações criminosas”, explica Dr. Sobral.

 

A entrega marca a campanha da Associação pela Autonomia da PF, através da Carta Aberta ao Povo Brasileiro. Durante os últimos anos foram realizadas Corridas Contra a Corrupção e Simpósios Nacionais de Combate à Corrupção, que levaram a questão da PEC 412/09. Além disso, eventos em estados como Minas Gerais e São Paulo informaram cidadãos sobre a necessidade da autonomia para uma PF fortalecida e que mantêm suas investigações longe de influência política.

 

Líderes de movimentos sociais independentes como Carla Zambelli (Nas Ruas) e Maurício Vidal (Movimento Brava Gente Brasileira) e Fernando Gesse (Observa Brasil) acompanharão a formalidade, bem como representantes dos movimentos como Orgulho Nacional, MBL, Mulheres da Inconfidência. Unidos, os movimentos são acompanhados por mais de 15 milhões de seguidores em redes sociais.

 

A Proposta de Emenda à Constituição 412/09 está parada na Câmara dos Deputados há 8 anos e aguarda aprovação na CCJC. Na última terça-feira (17/10), deputados estaduais de Minas Gerais lançaram a Frente Parlamentar Mineira em Apoio à Autonomia da PF. Os parlamentares do estado irão ao Congresso Nacional durante a entrega de assinaturas para pressionar seus companheiros partidários pela aprovação do projeto. Deputados como Sargento Rodrigues (PDT) e Arnaldo Silva (PR) e Carlos Pimenta (PDT) estarão presentes.