ADPF entrevista o Secretário de Defesa Social de Pernambuco
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) parabeniza a filiação do Delegado Federal, Alessandro Carvalho Liberato de Mattos, Secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco. O Delegado participa de projetos destinados ao Estado, como o Pacto pela Vida e o Plano Estadual de Segurança Pública.
A ADPF tem em média 2.100 associados, onde resguarda os interesses, promove e estimula a união da classe e o desenvolvimento cultural e profissional dos integrantes, além de colaborar com as autoridades ao apresentar propostas relativas aos interesses da Polícia Federal e seus servidores, como também, visa o bem-estar dos Delegados associados.
Em entrevista à ADPF, o Delegado Alessandro Carvalho Liberato de Mattos, falou sobre seus planos como Secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco.
ADPF – Destinadas à resolução de problemas, o Pacto pela Vida traz quais benefícios à sociedade?
“O Pacto pela Vida é uma política de Estado para a Segurança Pública e Defesa Social, num sentido mais amplo, lançado em maio de 2007, no primeiro mandato do Governador Eduardo Campos, tendo como principal meta reduzir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em 12% ao ano, tendo alcançado desde sua implementação reduções nas taxas de homicídios no Estado em quase 40% e, na sua capital, Recife, em cerca de 60%. O modelo de gestão por resultados, a integração das polícias e do bombeiro militar com o Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, conjugada às ações de prevenção e ressocialização, levaram Pernambuco a reduzir as taxas de homicídios por sete anos ininterruptos, tornando o Estado um lugar mais seguro para se viver”.
ADPF – Como Secretário de Defesa Social, o que pode ser feito primeiramente para acabar com a violência em Pernambuco, junto com o Plano Estadual de Segurança Pública?
“Além dos investimentos em segurança, o Governo do Estado procura enfrentar a questão da violência nas suas causas, com fortes investimentos em educação, saneamento básico e geração de empregos, com a mudança da matriz econômica, buscando a industrialização, o que pode ser visto pelas empresas instaladas nos últimos anos no Complexo Portuário de Suape e, mais recentemente, com a vinda da montadora de automóveis FIAT. Programas sociais, como o "Chapéu de Palha" e "Mãe Coruja", também fazem parte do conjunto de medidas adotadas”.
ADPF – Que medidas o Governo está tomando para que o plano de segurança dê certo?
“Constantes investimentos em capacitação e recompletamento do efetivo (mais de 12 mil policiais e bombeiros militares foram contratados desde 2007), meios materiais e logísticos, além do monitoramento de metas e resultados, nas reuniões semanais do Comitê Gestor do Pacto Pela Vida, onde são realizados os ajustes no mencionado plano de segurança pública, fazem do Pacto pela Vida um programa reconhecido internacionalmente, com premiações concedidas pela Organização das Nações Unidas em 2013 e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento em 2014”.