ADPF envia ofício à DG/DPF sobre a IN e o concurso de remoções

6 de agosto de 2012 08:43

 

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) encaminhou, no dia 10 de julho de 2012, à Diretoria-Geral do Departamento de Polícia Federal, ofício solicitando informações sobre o concurso de remoções, suas regras e seu calendário de realização, além da previsão de edição da Instrução Normativa.
 
Neste ofício, a ADPF coloca os seguintes pontos: os associados foram chamados a oferecer sugestões e contribuições para a redação final da instrução normativa sobre remoções, porém não foi possível haver este debate entre associados da ADPF e o Grupo de Trabalho criado com a finalidade de elaborar a referida norma devido à necessidade de conclusão dos trabalhos.
 
Em resposta, no dia 25 de julho de 2012, a DG/DPF enviou ofício à ADPF informando que o novo normativo que regulamentará as remoções e a sistemática do concurso de remoções no âmbito da Polícia Federal foi publicado em 24 de julho de 2012 e trata-se da IN nº 64/2012. Sobre o concurso de remoções, a resposta foi apenas de que há previsão de publicação.
 
A ADPF vinha cobrando a IN há tempos e, enfim, ela foi publicada. Entretanto, ainda existe a necessidade de realização do concurso de remoção. A suspensão do concurso de Delegado de Polícia Federal, por exemplo, é motivo de angústia entre os associados, pois prejudica o tão esperado concurso de remoção, principalmente nas unidades situadas nas localidades de difícil provimento.
 
 "Noutros órgãos e carreiras, a realização de concurso de remoções não está vinculado ao prévio provimento de cargos por concurso público. Isso precisa ser avaliado", afirma o presidente da ADPF, Marcos Leôncio Sousa Ribeiro.
Para tentar solucionar essa questão, a ADPF está estudando como é feito nas demais carreiras de Estado para propor sugestões de melhorias nos procedimentos previstos na PF.