ADPF estuda proposta de parceria para capacitação
Nesta quarta-feira (24), o presidente da Associação Nacional de Delegados de Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, esteve em reunião com representantes da Fundação Getulio Vargas (FGV).
O motivo da reunião foi estudar a viabilidade de parceria com a instituição de ensino, com o objetivo de oferecer um curso de pós-graduação, mestrado em gestão, para delegados da Polícia Federal associados.
Além da parceria com FGV, nesta semana a ADPF também iniciou tratativas com o grupo educacional Anhanguera, para curso de especialização nas áreas de gestão e ciências criminais a distancia.
No início do mês, a ADPF esteve em reunião com representantes da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), onde foi acordado o envio de minuta de dois projetos para serem analisados pela Universidade, onde dizem respeito à criação de um curso de mestrado em Ciências Criminais e a oferta de uma nova disciplina com tema relacionado à atividade de investigação criminal na grade curricular da PUC/RS.
Também neste mês, a ADPF fechou parceria com o Instituto de Ciências Policiais de Portugal (ISCPSI), localizado em Lisboa, onde será oferecido o curso de Mestrado na especialização Criminologia e Investigação Criminal aos delegados associados.
A ADPF vem buscando firmar parcerias com instituições de ensino, para uma melhor capacitação e especialização dos delegados associados por entender ser essa uma demanda e necessidade da categoria que é a classe dirigente da Polícia Federal. Segundo dados da pesquisa Sensus, os delegados se ressentem de ações institucionais de capacitação, pois os cursos de pós-graduação realizados são feitos às custas e esforços do servidor policial. Para ADPF é urgente a aprovação de uma nova Instrução Normativa aperfeiçoando a Política de Capacitação no órgão.
Confira também: