ADPF lança campanha pela autonomia da Polícia Federal
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) lançou, na tarde desta quarta-feira (9), em Brasília, a Campanha pela Autonomia da Polícia Federal contra a Corrupção. O objetivo é fortalecer o trabalho da PF e conferir a mesma autonomia administrativa, orçamentária e funcional que outros órgãos como o Ministério Público e a Defensoria Pública.
O presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, explicou que a campanha pretende sensibilizar a sociedade e o Congresso Nacional para a importância de aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 412/2009), em análise pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Para Sobral, a expectativa é de que a PEC seja aprovada ainda no primeiro semestre deste ano.
Uma das ações da campanha foi o lançamento da Carta do Povo Brasileiro ao Congresso Nacional, que já recebeu o apoio de várias instituições da sociedade civil organizada. A ideia é que os cidadãos possam indicar o consentimento com a campanha, assinando a carta e informando nome e RG. A expectativa é de que dois milhões de assinaturas sejam coletadas em todo o país.
Entre as ações que serão desenvolvidas pela campanha está a divulgação nas redes sociais, palestra e seminários em escolas e outras instituições de ensino, apoio a eventos esportivos. Camisetas com temas de enfoque e apoio à Polícia Federal estão sendo vendidas no site da ADPF (www.adpf.org.br).
“A autonomia que se reivindica não diz respeito às investigações da Polícia Federal, mas sim ao orçamento da instituição, às questões administrativas e funcionais. Não se pode admitir que os recursos para o combate às drogas seja maior que todo o orçamento destinado às demais áreas de competência investigativa da PF”, afirmou.
Sobral acredita que “é chegado o momento de a Polícia Federal não depender mais das vontades políticas a depender do momento do Governo”, declarou.
Estiveram presentes no ato os diretores regionais da ADPF de todo o país que se encontram reunidos, em Brasília, em Reunião do Conselho de Diretores da ADPF, desde ontem, dia 08.