ADPF marca presença na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA 2024
A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA está em sua XXI Reunião Plenária Anual. Em 2024, ocorre entre os dias 25 e 28 de novembro, no Ministério da Justiça e Segurança Pública. No evento, participam várias entidades ligadas à segurança pública no Brasil, de esfera estadual e federal, na qual cada uma delas pode apoiar uma ação, aprovar ou desaprovar. Atualmente é composta por cerca de 90 membros.
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF está apoiando a Ação 01/2024 na Enccla, que constitui a elaboração de diagnósticos das principais vulnerabilidades relacionadas à persecução penal envolvendo ativos virtuais, bem como, propor plano de ações mitigadoras dos riscos, contemplando aspectos relacionados à prevenção, detecção e punição de corrupção e de lavagem de dinheiro. O Dr Márcio Alberto, Diretor de Prerrogativas, representa a ADPF na ENCCLA.
A força do consenso deste grupo qualificado de instituições e de especialistas confere grande legitimidade aos resultados que são aprovados. Com vistas a facilitar a troca de experiências e a tomada de decisão por seus membros, a Enccla estabelece uma sistema de governança amparado em diversas unidades – Plenária, Gabinete de Gestão Integrada, Grupos de Trabalho das Ações e Secretaria Executiva.
Vale destacar que o delegado de Polícia Federal Edson Garutti, recebe homenagem no evento, sendo agraciado com a Placa de homenagem da ENCCLA 2025, devido às suas valiosas contribuições e ao alto nível de engajamento nas atividades da ENCCLA. Sua atuação como Coordenador-Geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (CGAI/DRCI), no período de 2020 a 2024, foi fundamental para que o trabalho da ENCCLA continuasse a ser referência na luta contra a corrupção e a lavagem de dinheiro.