ADPF parabeniza atuação da Polícia Civil de Rondônia
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), por meio desta, vem a público parabenizar a Polícia Civil de Rondônia, pelo êxito alcançado na realização da “Operação Apocalipse”, levada a cabo no dia 03/07/2013. Ressalte-se que o Estado de Rondônia tem à frente de sua Secretaria de Segurança Pública, o Delegado de Polícia Federal, Marcelo Bessa.
Os trabalhos investigativos foram estabelecidos, inicialmente, com o objetivo de se apurar a autoria e materialidade dos delitos de financiamento, associação e tráfico de drogas. O aprofundamento das investigações demonstrou que as atividades ilícitas se ramificavam de modo a direcionar as finanças obtidas ilicitamente para o financiamento de campanhas eleitorais (lideranças emergentes), falsificação de documentos, estelionato, peculato, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência, prevaricação, quebra de sigilo funcional e formação de quadrilha. O alvo dos criminosos, nesse desdobramento delituoso, estava voltado para a Assembleia Estadual Rondoniense e Câmara de Vereadores da Capital.
A organização criminosa era composta por um grande contingente. Sendo integrantes pessoas físicas e jurídicas e pessoas públicas – deputados estaduais e vereadores.
A execução da sobredita operação, contou – obviamente – com o aval do Poder Judiciário que determinou prisões preventivas, com o prévio controle do Ministério Público Estadual, de vários investigados, em torno de quarenta (quarenta) pessoas e busca e apreensão de material probatório e, ainda, a suspensão de mandato eleitoral dos agentes políticos investigados.
Em derradeiras declarações, concluindo esta nota, é de se ressaltar o excelente nível técnico-investigativo e jurídico que as Polícias Judiciárias Estaduais têm galgado em todo o território nacional o que enobrece o profissional de segurança publica. Enaltece-se, aqui, neste espaço, a Polícia Civil de Rondônia pela realização da Operação Apocalipse, que a exemplo de outras, atesta a prevalência do conhecimento cientifico, o profissionalismo e o caráter apartidário e imparcial com que tem executado sua missão constitucional.
Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF)