Tom Costa/MJSP

ADPF participa da Enccla 2023 e discute ações contra lavagem de dinheiro

21 de novembro de 2022 17:24

Encerrada em 10 de novembro, em Brasília, a 20ª Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla 2023) aprovou dez ações elaboradas por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil. A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) foi representada pelo delegado Marcus Vinicius da Silva Dantas.

Presente no evento, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, lembrou que, em 20 anos da Enccla, 350 ações foram desenvolvidas de forma agregada. Para ele, as metas aprovadas formam um caminho a ser seguido pelos próximos anos.

Entre as ações previstas para o próximo ano, estão a elaboração de diagnóstico de medidas direcionadas para enfrentar o enriquecimento ilícito de agentes públicos; proposta de melhorias nos programas públicos de reportantes contra a corrupção; e reforço do mapeamento do fluxo da investigação e processo de crimes de lavagem de dinheiro e de recuperação de ativos.

Durante duas décadas, as instituições públicas que compõe a Enccla apresentaram ações produzidas ao longo das edições, com os mais variados resultados. Uma delas foi a estruturação de delegacias especializadas em crimes financeiros, do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), e a implementação de sistemas de compartilhamento de dados.