ADPF participa de cerimônia de 10 anos da criação da ENCCLA
Uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (25) comemorou os dez anos de criação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro. Entidade integrante da Enccla, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) foi representada pelo presidente Marcos Leôncio Ribeiro.
O presidente da ADPF destacou a Enccla como um modelo bem-sucedido de articulação do poder público para efetivar políticas de enfrentamento ao crime organizado e à lavagem de dinheiro. “Também foi responsável pela aprovação da nova legislação sobre lavagem de dinheiro e organizações criminosas. É um exemplo de boas práticas jurídicas a ser seguido em iniciativas futuras”, comentou Marcos Leôncio.
O diretor do Departamento de Recuperação de Ativos da Secretaria Nacional de Justiça, Ricardo Saadi, a Enccla passa por uma renovação com a redefinição de objetivos. "É hora de estabelecer e difundir boas práticas e estabelecer padrões mínimos no que diz respeito à erradicação da corrupção e da lavagem de dinheiro".
Concebida em 2003 por meio da formação de uma rede multidisciplinar composta por mais de 70 órgãos, a Enccla compreende todas as fases de atuação do Estado: prevenção, fiscalização, controle, investigação e persecução. Dentre outros resultados, criou uma rede de 28 laboratórios de tecnologia para enfraquecer o fluxo financeiro das organizações criminosas e treinou 12 mil agentes na investigação de crimes dessa natureza, com grande participação de associados da ADPF como instrutores ou palestrantes nesses treinamentos.
Livro. Durante a cerimônia também foi lançada uma publicação comemorativa sobre os 10 anos da Estratégia. Com o título “10 Anos de Organização do Estado Brasileiro Contra o Crime Organizado”, a publicação traz depoimentos, ações de destaque e outras informações que contam a trajetória bem-sucedida da iniciativa.