ADPF participa de encontro anual da Enccla
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) participa nesta semana da Reunião Plenária Anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla 2015), na cidade de Teresina, no Piauí. Esse é o décimo segundo encontro da Enccla, formada em 2003 com o objetivo de articular órgãos, entidades públicas e sociedade civil para atuarem na prevenção e no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. A reunião começou no dia 18 e encerra-se na sexta-feira, 21.
A entidade foi representada pelo diretor Carlos Eduardo Miguel Sobral. Ele destaca que nesses dez anos de Enccla já foram obtidos grandes avanços em termos legais-normativos e firmados diversos acordos de cooperação técnica que aperfeiçoaram o combate à corrupção. “Os Delegados Federais apoiam e participam desta iniciativa por acreditar que a cooperação e a integração entre o poder público e a iniciativa privada é a melhor forma de proteger a sociedade brasileira. A ADPF continuará participando ativamente da Enccla porque acredita que é possível vencer a corrupção e o desvio de recursos públicos", explica.
No encontro, cada órgão apoiador fica responsável por, ao longo do ano, desenvolver as ações de sua competência, consensuadas na plenária anual.
O secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, destacou a importância, trazida pela Enccla, de aprofundar ainda mais a cultura de combate às práticas ilícitas: “Durante o ano tivemos uma grande participação e empenho dos grupos que coordenaram as ações, várias reuniões foram realizadas. Agora teremos a oportunidade de conhecer o resultado desse trabalho. Esse elevado espírito público das pessoas que têm ajudado a dar concretude às ações elencadas há um ano, atitudes que demonstram grande compromisso de institucionalizar o combate à corrupção e que permitem diminuir o espectro de impunidade”.
A reunião vai divulgar os resultados das 14 ações desenvolvidas em 2014 e definir as atividades para 2015.