ADPF participa de encontro da Enccla em Natal (RN)

1 de dezembro de 2016 15:24

O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Carlos Eduardo Sobral, participa, até esta sexta-feira (01/12), da 14ª Reunião Plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), em Natal, no Rio Grande do Norte.

 

O evento, que reúne cerca de 150 representantes de 80 órgãos públicos federais, estaduais e municipais e da sociedade civil organizada, tem como objetivo avaliar as ações realizadas pelos participantes este ano e definir novas metas para 2017. 

 

Além dos Delegados Federais, participam da reunião, que começou no último dia 28, associações de magistrados e membros do Ministério Público. Para Sobral, um dos principais desafios dos órgãos de combate à corrupção, para 2017, é fortalecer as instituições que atuam diretamente na repressão a este tipo de crime.

 

“A Polícia Federal é o principal ator no enfrentamento de desvios de recursos públicos no Brasil. É fundamental, portanto, que a PF, assim como os demais órgãos de fiscalização e controle, tenha sua autonomia funcional e administrativa”, assinala o presidente da ADPF.

 

A Enccla foi instituída em 2003, sob coordenação do Ministério da Justiça, e é formada hoje por mais de 60 órgãos dos três poderes da República e da sociedade civil, que atuam direta ou indiretamente na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.