ADPF participa de reunião com Conasp
O Diretor da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) Carlos Eduardo Miguel Sobral, participou nesta terça-feira (07/04) de reunião com o Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp). O encontro discutiu o pacto nacional pela redução de homicídios.
O pacto é uma política de Estado a ser apresentada pelo Governo Federal. A expectativa do governo é diminuir, nos próximos anos, em 20% os homicídios. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2014, 10% dos crimes notificados no mundo em 2013, aconteceram no Brasil.
O pacto pela redução de homicídios também vai contemplar ações contra assassinatos de profissionais de segurança pública em serviço ou em razão da profissão. O Conasp é um órgão de formulação de política nacional de segurança pública e adota um modelo de participação tripartite, com a participação de gestores, operadores da área e representantes da sociedade civil.
Integração
A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) também esteve presente na reunião com o Conasp e lançou na quarta-feira (8), em Brasília, o sistema InfoGGI, que permitirá aos prefeitos e governadores estaduais otimizar políticas locais de segurança pública e integrar planejamentos e ações das esferas municipal, estadual e federal.
O InfoGGI integra o Sistema Nacional de Informações em Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp) e é mais uma ferramenta disponível no Portal Sinesp.