ADPF participa de semana de capacitação do Cartão BRB
O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Carlos Eduardo Sobral, realizou, esta terça-feira (23/08), palestra sobre crimes cibernéticos e repressão às fraudes eletrônicas, durante semana de capacitação do Cartão BRB.
No evento, na sede da empresa que administra os cartões de crédito do Banco de Brasília (BRB), na capital federal, Sobral falou sobre ações da Escola Nacional de Polícia Judiciária (Eadelta) e abordou a evolução do combate a crimes cibernéticos no país, citando exemplos ligados a bancos públicos e privados.
“Casos de fraude eletrônica não são necessariamente difíceis de investigar, pois tratam-se de crimes que deixam rastros. No entanto, é fundamental que a Polícia Federal tenha condições operacionais e infraestrutura para realizar o seu trabalho. Só assim é possível enfrentar esse tipo de fraude”, assinalou o presidente da ADPF.
O evento contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre gerentes e funcionários da Cartão BRB e do banco da capital federal. Delegado federal desde 2001, Sobral foi responsável pela Política Nacional de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, entre 2007 e 2014.
A palestra faz parte da Semana de Segurança da Informação, promovida a cada quatro meses com patrocínio da diretoria da Cartão BRB. Para a gerente da área de segurança da empresa, Juliana Garcia Abreu, o evento tem como objetivo conscientizar e disseminar a cultura da segurança para os funcionários da Cartão BRB.
“Nossa empresa conta com colaboradores de diversas áreas, como tecnologia da informação, produtos e sistemas, entre outros. É importante que essas pessoas entendam como funcionam as fraudes eletrônicas, até para que possam desenhar os produtos para a empresa de forma adequada”, afirmou Juliana.
Outros dois delegados realizarão palestra para a Cartão BRB esta semana. Na quarta-feira (24/08), Felipe Hayashi abordará o tema “A nova lei anticorrupção e a responsabilidade de agentes públicos e privados”. Na quinta-feira (25/08), Felipe Leal dará palestra chamada “A lavagem de dinheiro e as unidades de inteligência financeira no Brasil”.