ADPF participou do 6º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

19 de julho de 2012 14:41

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), a convite da presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), Marilda Aparecida Pansonato Pinheiro, participou, entre os dias 16 e 18 de julho de 2012, na cidade de Porto Alegre, do 6º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O evento, que teve como tema "Segurança Pública e Desenvolvimento: Reformas Institucionais, Grandes Eventos e Direitos Humanos", foi aberto pelo governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que lembrou a importância de uma ampla pactuação da sociedade, dos trabalhadores e todas as esferas de governos com a agenda da segurança pública, lembrando o tempo que esteve a frente do Ministério da Justiça com o PRONASCI.
 
O presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro, participou, nesta quarta-feira (18), da oficina "A autonomia funcional do Delegado de Polícia" dividindo a mesa com a ADPESP. O diretor de Prerrogativas da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, juntamente com o diretor da ADPF no Rio Grande do Sul, Sérgio Eduardo Busato, e o diretor de Comunicação Social da ADPF, Cláudio Tusco, acompanharam a apresentação pela FENAPEF do Projeto OPF que visa reestruturar as carreiras de agente e escrivão da Polícia Federal.
 
Os dirigentes da ADPF lembraram que qualquer mudança na corporação somente será realizada após muito diálogo entre todos os cargos das carreiras da Polícia Federal, inclusive os servidores administrativos. Além disso, o projeto OPF deverá atender ao interesse público e não ofender as atribuições e prerrogativas das demais carreiras. O presidente da FENAPEF, Marcos Wink, disse que a Federação lançou uma ideia que deverá ser trabalhada no âmbito institucional, prevendo para agosto, após as tratativas salariais com o Governo Federal, a apresentação da proposta à ADPF.
 
Ainda, o delegado federal Tusco, que também é assessor do Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, apresentou o Programa Ação pela Vida com a solução das áreas integradas de segurança pública, modelo de integração de diversos órgãos para enfrentar a criminalidade em defesa da vida com base no acompanhamento de metas dividindo o DF em quatro grandes áreas geográficas.
 
Além do presidente da ADPF, outros palestrantes da Polícia Federal estiveram presentes no evento. A delegada Vanessa Gonçalves Leite de Souza foi uma das palestrantes do painel “Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”, o delegado Alessandro Maciel Lopes apresentou “Segurança Pública e Fronteiras”, juntamente com outros palestrantes, e o delegado Antonio Roberto Cesário de Sá (SESEG/RJ) foi um dos que apresentaram o painel “Avaliação e Impacto de experiência de retomada territorial (o exemplo das UPPs)”.
 
O presidente e dirigentes da ADPF também visitaram a Superintendência Regional do Rio Grande do Sul, acompanhados do superintendente Rosalvo Ferreira Franco, e almoçaram com os colegas delegados da SR/RS.