ADPF/PI inaugura Clube Literário com a participação do autor Salgado Maranhão
A diretoria regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) no Piauí, lançou em agosto o projeto Clube Literário, com o objetivo de fomentar a leitura e promover experiências culturais para seus associados. O evento ocorreu no dia 31 de agosto, em Teresina/PI, e teve como obra inaugural a antologia poética “Entre cascavéis e beija-flores”, do autor maranhense Salgado Maranhão.
O autor, a convite da ADPF/PI, prestigiou o encontro declamando alguns de seus poemas e apreciando os versos declamados pelos associados que estavam ali presentes. Kassio Gomes, professor e presidente da Fundação Quixote, além de coordenador do Salão do Livro do Piauí, foi o mestre de cerimônia.
A diretora regional do Piauí, Léa Muniz, conta que o evento foi um sucesso, “Fiquei muito feliz e honrada com o sucesso do projeto e a oportunidade de agregar os colegas através da literatura. Nossa profissão por vezes nos alija da convivência sutil e prazerosa e essa experiência nos mostrou que a arte é um poderoso veículo de transformação. Foi uma alegria nos descobrirmos amantes da poesia!”, expõe.
Durante o encontro, os associados receberam um exemplar do livro e já aguardam a próxima edição do Clube.
Salgado Maranhão é vencedor de prêmios importantes como o Jabuti da literatura. Suas obras já foram traduzidas em sete idiomas. Ele também é conhecido no meio cultural por compor letras de músicas interpretadas por Paulinho da Viola, Zizi Possi, Ivan Lins, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, dentre outros.
O evento foi apreciado pelos associados, familiares, pelo superintendente da Polícia Federal no Piauí, delegado federal José Antônio Franco, o vice-prefeito de Teresina/PI, delegado federal aposentado Robert Rios, além do presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares.
O Sarau também contou com a presença do prestigiado chef Faustino Paiva, que preparou menu regional todo à base de carne de caju, especialmente para os convidados. Todos que estavam ali presentes também puderam apreciar as músicas compostas pelo poeta homenageado, ao som dos talentosos músicos piauienses, como o violonista Josué Costa e cantora Luiza Miranda.