ADPF promove palestra para aproximar delegados federais e universidade
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal do Distrito Federal (ADPF-DF) promoveu, nesta quinta-feira (14), um evento para ampliar o diálogo entre os delegados federais e o meio acadêmico. Como palestrante, delegado federal Luciano Leiro – que também é diretor da regional da instituição – destacou o papel da PF e a importância de aproximar a profissão e as universidades. “Nem sempre nas faculdades a gente tem professores que são delegados. E essa é a intenção. Incentivar que os colegas, cada vez mais, participem desse meio acadêmico e que os alunos possam também conhecer e admirar a carreira de delegado ”, explicou.
O delegado também enalteceu o amor e vocação pela Polícia Federal. Na avaliação dele, a dinâmica do trabalho é o que mais chama atenção no meio. “A Polícia é apaixonante. É uma profissão que quando a gente entra, é muito difícil sair. É muito dinâmico, são muitas atividades que a gente pode fazer. A gente tem uma rotatividade de funções muito grande.”
A segunda palestrante da noite, delegada federal Fernanda Costa, vice-diretora da regional DF da ADPF, compartilhou as experiências vividas em 12 anos de atuação na polícia, além de reiterar o compromisso da instituição com a sociedade. “Eu trabalho em 60 casos distintos envolvendo todos os tipos de órgãos federais que vocês possam imaginar. O bom é falar de investigação puramente, dos casos concretos. Acho que é isso que traz esse fascínio pela Polícia Federal. A Polícia Federal tem um poder de admiração da população brasileira que é incrível. E eu tenho a honra de ser da Polícia Federal há 12 anos”.
À frente de investigações como a Operação Panatenaico – responsável por colocar ex-governadores do Distrito Federal atrás das grades – Fernanda Costa contou que, desde criança, já sonhava em ser policial. Hoje, ela é chefe de delegacia, investiga crimes de desvio de recursos públicos e é reconhecida pelos inquéritos que conduz.
Na palestra, estiveram presentes o presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva, estudantes de direito, trabalhadores da área jurídica, além de professores e coordenadores dos cursos de direito do Projeção, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan), Universidade Católica e União Pioneira de Integração Social (Upis). Também foi falado sobre os passos para se tornar um delegado federal, trâmite dos inquéritos, história do departamento e vocação dos profissionais.