ADPF promoveu o III Encontro dos Delegados de Polícia Federal do Rio Grande do Sul
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), realizou nos dias 5 e 6 de abril na sede da OAB de Santana do Livramento (RS)o III Encontro dos Delegados de Polícia Federal do Rio Grande do Sul.
O evento reuniu Delegados Federais e outras autoridades nacionais e internacionais ligadas aos órgãos de Segurança Pública com o objetivo de discutir temas relevantes como a falta de efetivo, lavagem de dinheiro, cooperação jurídica e a preparação da polícia para atuar em grandes eventos esportivos que começam ainda este ano.
Um dos palestrantes deste encontro foi o Delegado Leonei Mauri Moura de Almeida (DPF/LIV/RS), o qual apresentou e trouxe à discussão a problemática da falta de critérios mais uniformes entre as diferentes unidades descentralizadas da Polícia Federal na hora da concessão de porte de arma de fogo, oferecendo, ainda, um formulário padrão para guiar os Delegados e demais servidores que atuam na área do Sistema Nacional de Armas (SINARM).
Outro fato relevante apontado nas discussões foi o significativo percentual de armas com registro vencido no Rio Grande do Sul, algo aproximado à 55%. “Chegamos a conclusão da necessidade urgente de campanha para esclarecimento da população gaúcha a respeito da necessidade de renovação do registro ou entrega da arma de fogo, como forma de se evitar eventual constrangimento decorrente do fato de estar na posse de uma arma de fogo com o correspondente registro vencido, configurando o delito previsto na Lei do Desarmamento” declara o Diretor Regional da ADPF/RS Sérgio Eduardo Busato.
No 2º dia do evento o Presidente nacional da ADPF proferiu palestra sobre a Política de formação do delegado federal como classe dirigente da Polícia Federal. Na oportunidade foi feita uma retrospectiva da negociação coletiva com o governo federal e abordado as propostas em discussão sobre as atribuições dos cargos da carreira policial federal. "De fato, é preciso enfrentar os problemas estruturais da Polícia Federal. Reconhecemos a necessidade de reestruturação do órgão e da carreira. A definição de um perfil profissional para o provimento de cargos e a criação de novas unidades e chefias na Polícia Federal. Além disso, urge investir na capacitação profissional no órgão." afirmou Leôncio.
Clique nos links abaixo para ver a repercussão do evento na imprensa.
III Encontro dos Delegados de Polícia Federal do Estado ocorre na cidade
Delegado Busato fala de meta e plano de capacitação para fi liados da associação