ADPF quer preparar associados para aposentadoria

26 de agosto de 2013 13:36

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) iniciou tratativas com a Universidade de Brasília (UnB) para a oferta de um programa de preparo para aposentadoria e promoção de envelhecimento ativo para seus aposentados e pensionistas. Se o acordo for firmado, o programa será oferecido para associados da ADPF de todo o país, com cursos realizados no Distrito Federal e em outros estados.

O presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro, explica que a parceria é uma forma da Associação dar uma atenção especial a este público. “Estamos iniciando entendimentos com o Departamento de Psicologia da UnB para oferecer esse programa aos nossos associados. É uma preocupação permanente da ADPF: a questão da política de preparação do Delegado de Polícia Federal para sua aposentadoria e a integração dos aposentados e pensionistas com a instituição Polícia Federal”, comentou.

O programa tem como objetivo minimizar o surgimento de transtornos de saúde física e emocional nos últimos anos que antecedem a aposentadoria e a sucedem e maximizar a probabilidade de vivência da velhice pós-aposentadoria com qualidade de vida.

No decorrer dos encontros serão abordados temas como: ganhos e perdas na meia idade e velhice, cuidados com a saúde e estilo de vida, prevenção de doenças crônicas comuns no envelhecimento, administração de finanças, potencial criativo e competências profissionais, rede de apoio social e saúde, mudanças na relação familiar e conjugal após a aposentadoria, ociosidade e abuso de álcool, prevenção à depressão, memória e funções cognitivas, habilidades sociais e rede de apoio social, direitos sociais do idoso e projeto de vida.

INTEGRAÇÃO. Um dos objetivos da ADPF é valorizar a experiência dos Delegados aposentados e incentivar a vivência com os mais novos. Para isso, dentro do projeto EADelta – Escola de Educação à Distância para Delegados, criará um banco de talentos para que Delegados aposentados possam ministrar aulas e ser tutores do projeto.