Foto/João Marcos

ADPF recebe adidos policiais e representantes culturais, em Brasília

8 de novembro de 2022 09:36

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), recebeu na última quinta-feira (03/11), adidos policiais e representantes culturais das embaixadas e agências internacionais, para um encontro na sede da associação, com o intuito de criar um ambiente de intercâmbio de informações nas áreas de segurança e cultura.

Ao dar as boas vindas, o presidente da ADPF, Luciano Leiro, lembrou que um dos objetivos da associação é, justamente, criar um bom relacionamento com diversas entidades e organizações. Entre elas, os organismos internacionais policiais, por desenvolverem trabalhos conjuntos com a Polícia Federal.

Para Leiro, é muito importante estabelecer laços e parcerias, criar um ambiente de difusão de ideias e informações para que a associação seja uma espécie de ponte com os associados e os demais policiais.

O evento contou com a presença de adidos culturais porque a associação também atua na área e busca interações com outros países, nesse sentido, de forma a trazer benefícios, via parcerias, para os associados. Entre eles, a possibilidade da realização de cursos voltado para atividades culturais e policiais, assim como o ensino de idiomas.

Outro ponto levantado foi o compartilhamento de conhecimentos tecnológicos entre países, de modo a haver investimentos nessa área. Leiro deixou as portas abertas da associação para demandas futuras dos adidos. “Essa parceria tem inúmeras possibilidades e convergências, a Associação esta à disposição de todos”, anunciou.

Também estavam presentes no evento os delegados de Polícia Federal Luiz Roberto Ungaretti de Godoy, Valdecy de Urquiza e Silva Júnior, Edgard Almeida Queiroz Prata Resende, Daniel de Albuquerque França dos Anjos, Licinio Nunes de Moraes Netto e Rodrigo de Souza Carvalho. Assim como os diretores da ADPF Tony Gean Barbosa de Castro, Marcus Vinicius da Silva Dantas, Solange Vaz dos Santos e Bolivar Steinmetz.

Entre os adidos, representantes de algumas embaixadas, como Abel Elias Esmurdoc Romero, da República Dominicana (Adido de Defesa, Militar, Naval, Aéreo e Policial); José Manuel Merino Zamora, da Espanha (Conselheiro de Interior); Aya Shirota, do Japão (Primeira Secretária de Segurança); François Legue, da França (Conselheiro cultural); Charles Bolf, da França (Superintendente Chefe Adido de Segurança Interna); Janeé Aska, dos Estados Unidos (Adido Assistente para Remoção – Brasil AOR Divisão de Operações Internacionais); Uwe Recht, da Alemanha (Adido da Polícia Federal Criminal Alemã); Denis Martin, do Canadá (Agência de Serviços de Fronteira do Canadá); Lucio Rafaelle, da Itália (Coronel, Adido da força policial “Arma dei Carabinieri”); Marco Gonzalez Legal Attaché, dos Estados Unidos (FBI); Henrique, dos Estados Unidos; Harrison, dos Estados Unidos; Carine Willems, da Bélgica (Adida Aduaneira); Karim Hegzy, do Egito (Encarregado de negócio); Juan Manuel Ramos Santamaria, da Espanha (Adido Interior) e Paulo Nicolau, de Portugal (Oficial de Ligação).