ADPF reclama novas regras para capacitação na Polícia Federal

16 de novembro de 2012 09:07

 

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) solicitou da Direção-Geral da Polícia Federal uma previsão quanto à edição da nova instrução normativa sobre capacitação na instituição.
 
No início de junho, uma portaria do órgão constituiu um grupo de trabalho para elaborar uma minuta da nova norma, a qual estabelecerá as diretrizes para o planejamento e gestão das ações de capacitação da Polícia Federal. Entretanto, até o momento, o resultado não foi apresentado. Pela portaria, o grupo concluiu o trabalho em setembro. Em resposta à ADPF, a Direção-Geral informou que o assunto aguarda análise pela assessoria de controle interno do órgão.
 
Ciente da importância de constante atualização, sobretudo para a classe dirigente da Polícia Federal, a ADPF tem adotado diversas medidas de incentivo à capacitação e ao aperfeiçoamento profissional de seus associados. Palestras, cursos, encontros, seminários, parcerias com instituições de ensino, apoio para a aquisição de livros pelas Superintendências e Delegacias da PF, apoio à participação dos delegados em eventos jurídicos, são algumas dessas atividades.
 
RUMO AO MESTRADO. Para a ADPF, o aprimoramento das atividades de Polícia Judiciária da União passa pela concepção da investigação criminal como ciência. Dessa forma, a ADPF firmou uma parceria com o Instituto Superior de Segurança Pública de Portugal para a realização de mestrado em ciências policiais, na linha de pesquisa “criminologia e investigação criminal”, especialmente voltado para os delegados de polícia federal.
 
A Escola Superior de Polícia ainda não conseguiu desenvolver qualquer iniciativa relacionada à pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), pois o pedido de autorização dos cursos foi rejeitado duas vezes pela Capes, em razão da inexistência de corpo docente constituído por servidores com titulação compatível para ministrar aulas. Assim, o curso de mestrado que a ADPF está viabilizando em Portugal para seus associados terá reflexos positivos em toda instituição, a qual carece de servidores habilitados para dar aulas.