ADPF reivindica valorização dos aposentados
O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Marcos Leôncio Ribeiro, foi recebido pelo diretor-geral da Polícia federal, Leandro Daiello, para tratar sobre reivindicações dos aposentados. As demandas foram elencadas durante o I Encontro Nacional dos Aposentados e Pensionistas, realizado em dezembro de 2012, pela ADPF.
Marcos Leôncio defendeu que a valorização e o reconhecimento da importância dos seus servidores aposentados também é uma forma de projetar o nome da instituição Polícia Federal perante a sociedade brasileira e nos meios internacionais. O diretor-geral da PF foi bastante receptivo às demandas.
Dentre as reivindicações está a criação de crachá específico aos servidores aposentados para ingresso nas dependências das instalações da Polícia Federal, identificando-o como aposentados e o cargo, atendimento preferencial em todos os serviços prestados pela Polícia Federal e isenção de taxas e de exames psicotécnicos para obtenção e renovação de portes de armas.
A ADPF pede ainda prioridade nas investigações em que os servidores tenham sido vítimas de crimes com a divulgação dos resultados a fim de inibir a prática dessas ações criminosas pela marginalidade.
Além disso, a Associação solicita que o servidor aposentado seja convidado para participar das solenidades e celebrações oficiais da PF, e que seja facultada a utilização dos estandes de tiro disponíveis nas unidades da PF pelos servidores aposentados com supervisão dos instrutores de tiro credenciados.